Peneira Fina

PENEIRA FINA – 04/07/2019

Ufa!
Para alivio da prefeita Marta, pelo menos uma empresa participou do chamamento para o contrato emergencial do transporte coletivo. Trata-se da empresa Auto Viação Suzano, que tem expandido para o interior vencendo licitações em cidades como Birigui e Olímpia. Segundo a secretaria de trânsito e transportes urbanos, o critério para esse novo contrato é igual ao formulado para a contratação da Via Sol. O preço também não deve sofrer alterações.

Vamos ver
Com a análise dos documentos, que não deve demorar muito, resta aos catanduvenses aguardarem e verificarem a situação dos ônibus que serão empregados nesse serviço. Exemplo de qualidade ruim já tivemos aqui, quando a Tambaú assumiu e alugou ônibus da empresa jundiá.

Não deu as caras
Diferentemente do que muitos pensavam, a empresa Via Sol não participou para novo contrato com a prefeitura. Já dizia o representante da Tambaú na época, que os números apresentados pela administração de usuários não condiziam com a realidade, talvez isso tenha influenciado na desistência da Via Sol. Os serviços em termos de itinerários e horários devem seguir na mesma forma que está. Linhas de hora em hora para os bairros de Catanduva.

Reduziu
Há ainda quem diga que com a vinda dos aplicativos para o transporte individual, muitas pessoas mudaram a forma de se locomover, principalmente aquelas que não dependem todos os dias de virem ao centro da cidade. Com os preços mais atrativos, os catanduvenses optam por ser transportados de carro em vez de circular pelos bairros da cidade.

E como ficou?
Falando em motoristas de aplicativos, a Câmara realizou uma reunião com eles e com taxistas e encaminhou documento para que o decreto que regulamenta a profissão fosse alterado. Até o momento, a prefeitura ainda não publicou nenhuma mudança a respeito.

Atuantes
Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Catanduva tem o 47º maior número de empresas atuantes de todo o Estado de São Paulo. São 4.993 empreendimentos. Todos os 645 municípios paulistas fizeram parte do estudo, que tem como base dados de 2017. Em outro indicador, desta vez o de pessoal ocupado, Catanduva também foi destaque, ocupando a 53ª posição, entre as maiores geradoras de postos de trabalho. O número de pessoas no mercado de trabalho chegou a 41.675. Quando é levada em consideração a quantidade de pessoas ocupadas assalariadas, outro resultado positivo: 58ª opção. São 34.526 funcionários.

Catarata
A prefeitura informou pelas redes sociais que o mutirão da Catarata continua sendo realizado. Estão previstas 240 cirurgias. Essa é a reta final do ciclo que visa acelerar a realização das cirurgias. Serão contabilizados 700 procedimentos, desde dezembro de 2018.

Trânsito caótico
O vereador Aristides Jacinto Bruschi, Enfermeiro Ari, continua com gravações de vídeos quando recebe reclamação dos moradores. Ontem publicou a queixa sobre o trânsito na Alameda Barcelona. “A pedido de inúmeros moradores, estivemos verificando o fluxo de veículos no entroncamento das avenidas Barcelona e Daniel Soubhia, onde ocorreram vários acidentes recentemente. Estamos solicitando medidas urgentes do Executivo, diante do trânsito caótico que constatamos e que põe em risco a vida do catanduvense”.

Requerimento
Wilson Paraná elaborou o requerimento solicitando a Prefeitura Municipal que efetuasse estudos para a realização de projetos de drenagem e pavimentação do pátio e estacionamento do IMES FAFICA. O parlamentar alega que com a execução desse serviço o local ficará mais acessível aos universitários, professores e a todos que frequentam o campus. “Peço que providências sejam tomadas com urgência. Com a execução do serviço, não ocorrerá mais os problemas ocasionados pelas chuvas (lama) e nem pelas secas (poeira), teremos um pátio a altura deste importante instituto do nosso município”.

Aprovado
O Congresso Nacional (sessão conjunta de Câmara e Senado) aprovou, nesta quarta-feira (3), três projetos que tratam de temas como pagamento de indenização para policiais rodoviários federais, reajuste para policiais do Distrito Federal, renovação de carros oficiais da Presidência da República e concessão de bônus para peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os textos serão encaminhados à sanção presidencial.

Mudanças
O relator da comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), disponibilizou uma nova complementação de voto. Como aconteceu antes, ele fez apenas mudanças pontuais, sem alterações significativas de conteúdo. O colegiado está reunido neste momento, na tentativa de votar a proposta – o relator terá, antes, de expor as mudanças. Conforme a nova complementação de voto, apenas para a União haverá a possibilidade de cobrança de contribuições extraordinárias dos servidores para o regime próprio, como previa o texto original do Executivo. A medida havia sido suprimida na versão inicial do substitutivo, mas o relator retomou o assunto no segundo parecer, envolvendo os entes federados – agora deixados de lado.

Penalidade
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), projeto que obriga motorista que causar acidentes, devido ao consumo de álcool ou qualquer outra substância psicoativa, a ressarcir as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/2016 segue agora para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Da Redação