Peneira Fina

PENEIRA FINA 02/04/2020

Mais um óbito
Catanduva registra mais um óbito suspeito para o novo coronavírus. Trata-se de um idoso, de 95 anos, que teria apresentado nos últimos dias sintomas de síndrome gripal. Ele morreu em casa e material foi coletado para testar covid-19. Catanduva tem, segundo boletim de ontem, 48 casos notificados, 36 suspeitos, nove descartados, um confirmado, seis pessoas internadas e dois óbitos em investigação.

Ela está lá!
A prefeita Marta Maria do Espírito Santo Lopes publicou hoje um vídeo nas redes sociais falando sobre a parceria firmada com duas empresas de Catanduva para a desinfecção das ruas e locais com a probabilidade de maior concentração de pessoas. Marta comentou ainda que participou de reuniões com o comitê criado para o enfrentamento do Coronavírus.

Registrada
A participação da prefeita foi registrada em fotografias. É isso que falamos. Sabemos que as medidas mais técnicas são respondidas de forma mais clara pelos profissionais da área. Mas a prefeita, responsável por assinar e se responsabilizar pelas ações tomadas, precisa colocar a “cara para bater”. Acertando ou errando, é preciso que a população veja, e saiba o que o Chefe do Executivo está fazendo afinal para tentar reduzir os efeitos dessa crise que vivenciamos.

Exemplos
Os exemplos estão ai para serem seguidos. Não precisamos ir muito longe. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araujo praticamente todos os dias aparece em entrevistas coletivas, lives, vídeos, informando como está a situação na cidade , com estimativas e medidas adotadas. O mesmo acontece também em cidades menores. Novo Horizonte tem realizado, Bebedouro, e outras. Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira a cada passo, uma divulgação.

Duas situações
Há quem diga que muitas dessas aparições são basicamente voltadas para o ano eleitoral. Pode gerar esse pensamento realmente. Mas por outro lado, dependendo da forma que são abordadas, essas aparições e medidas podem acalmar a população.

Triste realidade
O Regional traz matéria hoje falando sobre lojas que já fecham suas portas em Catanduva. Algumas delas mantém as atividades, mas deixam de existir em pontos comerciais da área central. Para muitos deles, o pagamento de aluguel, sem a possibilidade de vendas, não dá para manter.

Muda cenário?
Informações dão conta de que o padre Osvaldo de Oliveira Rosa pode mesmo ser um dos pré-candidatos a prefeito de Catanduva nessa eleição. O pároco estaria praticamente fechado, senão fechado, com o PSDB e teria como opção de vice uma mulher. Se confirmar essa informação, outros candidatos terão de articular bem suas alianças porque o cenário muda completamente.

Beth
Padre Osvaldo é visto como aquele que não tem muita rejeição política e pelo contrário, por conta dos projetos sociais, tem um grande número de pessoas ao seu lado. A situação deve mexer com as expectativas de todos os possíveis candidatos, mas principalmente de Beth Sahão, que tem boa parte de seus votos, em bairros onde Padre Osvaldo é muito bem avaliado.

Mudanças
Os vereadores de Catanduva também estão iniciando ou finalizando as danças de partidos. Claro que ninguém ainda quer confirmar para onde vai, mas poucos devem ficar nas siglas atuais. O prazo para as filiações partidárias foi mantido e se encerram no dia 04 de abril.

Cai por terra
Então, se padre Osvaldo realmente se filiar ao PSDB e disputar a prefeitura nesta eleição, cai por terra aquela conversa toda de namoro entre Roberto Cacciari e os tucanos. Cacciari deve seguir mesmo a linha do Cidadania e do PDT, na qual estava também discutindo anteriormente.

Aprovados I
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) o regime de urgência para o Projeto de Lei 1161/20, que garante complementação da União para manter os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) enquanto durar o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo 6/20.

Aprovado II
Também foi aprovado o regime de urgência para o PL 985/20, que suspende a cobrança de juros, multas e outros encargos por atraso no pagamento dos financiamentos imobiliários, financiamentos de veículos, tributos federais e empréstimos feitos por pessoas físicas e jurídicas junto a instituições financeiras em geral.

Interrupção
A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) comunica que nesta quinta-feira, , das 7 às 13 horas, haverá interrupção no abastecimento de água no Residencial Vasco Cappi. Na ocasião, a Unidade de Reservação que abastece os bairros ficará sem energia, devido à manutenção na rede elétrica, executada pela Energisa. A Superintendência solicita aos moradores que economizem água durante o período de realização das melhorias na rede elétrica.