A Vila São Vicente de Paulo, de Catanduva, inaugurou nesta quinta-feira, 9, o Pavilhão Feminino São Caetano de Thiene, em evento prestigiado por muitas autoridades e pela imprensa local. A obra iniciada na metade de 2021 foi erguida com recursos disponibilizados pela Conferência dos Bispos da Itália, após solicitação feita pela entidade e pelo bispo de Catanduva, Dom Valdir Mamede.
O novo prédio contempla seis blocos integrados por varandas e área de convivência, perfazendo total de 846 metros quadrados de área, praticamente o dobro da antiga ala. São 13 apartamentos duplos e cinco individuais. Também há salas de costura, beleza, enfermagem e rouparia, entre outras.
Com a ampliação, serão atendidas 31 idosas com diversos graus de dependência, além de mais oito idosos de ambos os sexos totalmente dependentes, elevando a capacidade total da instituição para 95 residentes. “Hoje aqui nós testemunhamos a providência de Deus. É um milagre a construção desse prédio, onde muitas pessoas colaboraram, estenderam as mãos, muitas pessoas foram instrumentos de Deus”, celebrou padre Carlos Franquim, presidente da Cáritas Diocesana e gestor da entidade.
O religioso também lembrou sua chegada à instituição, em dezembro de 2013. “Encontramos aqui uma realidade bastante difícil e, quando nós olhamos, não tínhamos a dimensão de tudo que tínhamos a fazer. Mas juntos nós vamos mais longe. E com a graças de Deus pessoas foram aparecendo, fomos encontrando auxílio e fomos percebendo a palavra de Deus se cumprindo cada dia, aqui.”
Já o bispo Dom Valdir agradeceu aos cidadãos italianos pela doação recebida por intermédio da Igreja Católica. “Nós estamos assistindo à concretização de um sonho. Nosso coração se eleva agradecido até Deus porque nunca nos tem faltado. Ele tem colocado em nosso caminho pessoas certas nas portas certas. Os recursos foram aplicados com muita seriedade e com toda a transparência possível.”
Representando o prefeito Padre Osvaldo, que estava em Brasília, a presidente do Fundo Social, Vera Pinfildi, focou a área assistencial. “Nossos idosos serão muito mais felizes com essa nova construção, é um bem material que faz diferença para o conforto, a melhor qualidade de vida”, ressaltou.
As irmãs responsáveis pela condução da Vila São Vicente, Nicoleta, Inês e Helena, foram representadas por esta última no discurso. Ela explicou a escolha do nome de São Caetano de Thiene. “Além de ser o padroeiro da nossa congregação Pobres Filhas de São Caetano, ele é o santo que nos inspira a confiar na divina providência e esse pavilhão é uma prova da divina providência.”
A Vila São Vicente de Paulo fica localizada na avenida São Vicente de Paulo, 261, na Vila Celso. O telefone para informações é o (17) 3522-4361.
Autor