Vereadora Taise Braz recebe Medalha Theodosina Ribeiro na Alesp
Vereadora Taise Braz recebe Medalha Theodosina Ribeiro na Alesp
Foto: Arquivo Pessoal - Taise Braz será condecorada no dia 31 de março por luta contra o preconceito
Por Guilherme Gandini | 19 de março, 2023

A sessão solene para entrega da Medalha Theodosina Ribeiro 2023, em iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por intermédio da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), terá entre as contempladas a vereadora catanduvense Taise Braz (PT). A condecoração será no dia 31 de março, às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, capital paulista.

O prêmio criado em 2013 reconhece as mulheres ou entidades de mulheres que se destacaram na sociedade por sua contribuição na luta contra a discriminação, bem como na defesa dos direitos da mulher e direitos humanos. Este ano, a homenagem leva o nome de “Edição Elza Soares” e ganhou destaque, inclusive, no site da ONU – Organização das Nações Unidas.

“Estou muito feliz e emocionada com essa indicação, fruto do reconhecimento pelo trabalho em prol das causas que luto, protagonizando grupos que precisam de maior atenção da sociedade.

Uma honra levar o nome da cidade a um evento tão especial. Sonho que Catanduva se torne referência na luta de mazelas sociais e que pessoas pretas, mulheres, mães solo, Lgtb's, pessoas com deficiência, em vulnerabilidade e outros grupos que enfrentam tantos desafios tenham justiça e dignidade em suas vidas”, enaltece Taise.

A parlamentar aproveita a oportunidade para agradecer. “Saúdo a ancestralidade e espiritualidade que me permitiram chegar até aqui e a cada pessoa que colaborou e colabora não apenas com o mandato, mas com cada conquista diária. À minha filha, marido, familiares, amigos, apoiadores e meu eterno carinho aos irmãos de militância do movimento negro de Catanduva. Essa conquista é nossa!”

QUEM FOI

Inspiração para o nome da medalha, Theodosina Rosário Ribeiro nasceu em 29 de maio de 1930, em Barretos/SP, foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito.

Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas.

Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros ingressarem na política.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem