
A Secretaria de Saúde de Catanduva divulgou o primeiro balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe. Entre os dias 3 e 15 de abril, 4.173 pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinadas no município. O número representa cobertura de 7,6% do público-alvo estimado em 54.981 pessoas.
Com o recebimento de novas remessas enviadas pelo Governo do Estado, Catanduva conta agora com 21 mil doses da vacina em estoque. A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde, com exceção da unidade do Glória, que segue com a sala de vacina temporariamente desativada. A unidade do Vertoni já retomou a aplicação das doses normalmente.
O atendimento ocorre das 7h às 17h e três unidades contam com horário estendido até as 19h para facilitar o acesso da população: Jardim Soto, Nova Catanduva e Solo Sagrado.
A vacina contra a gripe é segura, gratuita e atualizada anualmente para acompanhar as mutações dos vírus influenza. O Ministério da Saúde reforça que mesmo quem se vacinou no ano passado deve se imunizar novamente este ano, já que a proteção tem validade limitada.
Fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas, condições especiais e deficiência permanente; trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, Correios, forças de segurança e armadas; professores e trabalhadores de instituições de ensino; caminhoneiros; população privada de liberdade; e pessoas em situação de rua.
A Secretaria de Saúde reforça o chamado para que as pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima e se vacinem. A vacina protege contra os casos mais severos da gripe e ajuda a manter a saúde da população.
Dengue chega a 7 mortes
A Secretaria de Saúde divulgou boletim com números atualizados da dengue do início do ano até esta quarta-feira, 16 de abril. Conforme o relatório, Catanduva soma 3.840 casos positivos e ainda tem 1.635 casos em análise. São sete mortes confirmadas no ano, além de outros dois óbitos em investigação. O sorotipo predominante na cidade é o Tipo 3, conforme amostragem que mostrou 12 casos do Denv-1, 87 casos do Denv-2, 100 casos do Denv-3 e nenhum Denv-4.
A região com mais registros é o chamado Distrito 4, com 1.054 casos positivos, em área que engloba as unidades UBS Central, Jardim Del Rey, Gavioli, Santo Antônio e Theodoro Rosa Filho.
Autor
