Catanduva recebeu, ontem, a primeira remessa da vacina Qdenga, do laboratório Takeda Pharma. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 500 doses do imunizante para uma primeira etapa da vacinação contra a dengue, que começa nesta quinta-feira, dia 9, em todas as unidades de saúde do município, com exceção das que estão fechadas para reforma.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Catanduva receberá 6.672 doses do imunizante, ou seja, a quantidade exata para vacinar o público elegível: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, independente de infecção prévia por dengue, como previsto pelo Ministério da Saúde.
A enfermeira Francine Salvini alerta quem não poderá receber a dose da vacina: “Adolescentes gestantes ou que estiveram amamentando não podem ser vacinadas. Pacientes imunossuprimidos também estão na lista de exceção para receber o imunizante”.
Não será necessário fazer agendamento. Basta procurar uma das unidades de saúde do município, com exceção da USF Dr. Geraldo Mendonça Uchoa, no Lunardelli, e USF Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado. É preciso apresentar documento pessoal e a carteira de vacinação.
O esquema vacinal será em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Os números do Censo Demográfico de 2022, do IBGE, apontam que Catanduva tem 3.397 meninos e 3.275 meninas de 10 a 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde como alvo da vacina.
Autor