Urupês oferece tratamento de Hidroterapia para pacientes do SUS
Método terapêutico que utiliza a água aquecida para promover a reabilitação e prevenção de diversas condições de saúde
Foto: Carina Costa/Prefeitura de Urupês - Atendimento gratuito de Hidroterapia pela profissional Dominik Thomaz –
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro, 2023

O Departamento de Saúde do município, pensando ainda mais na qualidade de vida da população disponibilizará tratamento de hidroterapia gratuito para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse avanço oferece uma nova opção para aqueles que sofrem de problemas fisioterapêuticos, como traumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, cardíacos, pneumológicos e lesões relacionadas ao esporte.

A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza a água aquecida para promover a reabilitação e prevenção de diversas condições de saúde. O tratamento é indicado para uma ampla variedade de patologias, como paralisia cerebral, traumas ortopédicos, artrose, artrite, problemas na coluna, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Uma das principais vantagens do tratamento fisioterapêutico através da hidroterapia é a redução da dor durante o processo. Muitos pacientes enfrentam dificuldades para realizar exercícios devido à gravidade e à dor associada. Dentro da água, o peso do paciente é significativamente reduzido, tornando o tratamento quase sem dor e, portanto, ideal para uma recuperação mais rápida e eficaz.

Para utilizar o serviço, o paciente que necessitar deverá passar por consulta com o clínico geral na unidade de saúde de seu bairro e solicitar o encaminhamento.

As sessões de hidroterapia, terão duração de 20 minutos, serão realizadas pela Fisioterapeuta Dominik Thomaz e serão agendadas de acordo com a demanda de pacientes. As sessões acontecerão as terças ou quintas-feiras em uma piscina aquecida de uma academia local, proporcionando um ambiente acolhedor e relaxante para os tratamentos.

“Realizar tratamentos de hidroterapia, no caso de reabilitações de pacientes é muito eficaz e poder ministrar um tratamento sem dor é gratificante para mim como profissional, e com certeza trará mais conforto e qualidade no atendimento para os pacientes”, declarou a Fisioterapeuta Dominik.

Além disso, a hidroterapia é particularmente benéfica para pacientes com quadros clínicos de tendinites, fraturas, entorses, luxações, osteoartrose, osteoporose, artrite reumatoide, hérnia de discos e desvios posturais de coluna. Portanto, esse tratamento inovador contribui significativamente para a recuperação de pacientes com problemas adversos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 12 de junho de 2024
Hospital da Criança de Rio Preto realiza parto de quadrigêmeas
Por Da Reportagem Local | 12 de junho de 2024
Santa Adélia implementa solução biológica contra mosquito da dengue
Por Da Reportagem Local | 06 de junho de 2024
HB faz neurocirurgia de tumor com microscópio mais avançado do mundo