Unifipa recebe selo IES Amiga da Iniciação Científica após congresso
Instituição de Ensino Superior foi a única da região a ter trabalho classificado no Congresso Nacional de Iniciação Científica
Foto: Divulgação/Unifipa - Unifipa sediará evento científico internacional em outubro deste ano
Por Da Reportagem Local | 21 de janeiro, 2023

Projeto de pesquisa desenvolvido por Ana Júlia Buniak Pinto, aluna do curso de Direito da Unifipa, foi premiado entre os dez melhores na categoria ‘Em Andamento’ da área de Ciências Humanas e Sociais no 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). O estudo teve orientação do professor Álvaro José Haddad de Souza.

A abordagem feita pela estudante do 5º ano levou o título de “Medidas executivas atípicas nas execuções de pagar quantia certa: uma análise das decisões do Superior Tribunal de Justiça” e foi apresentada de modo virtual no congresso em novembro do ano passado. O Conic é considerado o maior na área de iniciação científica e fomento à pesquisa do país.

“Ter ficado entre os dez primeiros colocados em evento de nível nacional foi um dos momentos mais importantes da minha graduação. Apresentei a pesquisa do meu trabalho de conclusão de curso onde falo sobre as medidas executivas atípicas no processo de execução de pagar quantia certa”, comenta Ana Júlia.

A jovem ainda enaltece o aprendizado. “Participei de diversos grupos e me inscrevi no congresso durante os cinco anos, como autora ou coautora de trabalhos. Sem dúvida, todas essas experiências foram essenciais, tanto para a minha formação acadêmica, quanto para minha evolução como ser humano.”

Ao todo, 65 alunos da Unifipa apresentaram-se no evento. Eles realizam suas pesquisas por meio Cepec, Centro de Pesquisa Experimental e Clínica, coordenado pela pró-reitoria de pesquisa e graduação. Ao todo foram 11 trabalhos na área de Ciências Biológicas e Saúde e 16 da área de Ciências Humanas e Sociais; todos em andamento no centro de pesquisa.

Única Instituição de Ensino Superior da região e ter trabalho classificado pelo evento, a Unifipa recebeu do Semesp o “Selo IES Amiga da Iniciação Científica’ que, segundo o órgão, poderá ser utilizado nos materiais de divulgação do Centro Universitário, como jornais, livros, revistas, folders, cartazes, camisas, sites, e-mails, redes sociais, emissoras de TV e afins.

Para a pró-reitora de pesquisa e graduação da Unifipa, professora doutora Ana Paula Girol, o reconhecimento só reforça a importância nacional que a instituição representa em projetos de pesquisas científicas. “Desde 2001, quando o Conic-Semesp foi iniciado, a Unifipa estimula a participação dos alunos no evento com fomento para pagamento da taxa de inscrição dos trabalhos aceitos e deslocamento dos alunos para as apresentações, propiciando aos participantes rica troca de experiências e enriquecimento curricular, com projetos que visam a melhoria do processo de aquisição do conhecimento, incentivo ao pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades e a busca de soluções para problemas da comunidade.”

INTERNACIONAL

Em outubro deste ano, a Unifipa sediará a “3rd International Conference on Natural Products and Human Health 2023”, com a participação de pesquisadores internacionais e nacionais debatendo sobre pesquisas em produtos medicinais e saúde humana. “É a primeira vez que um evento internacional desse nível ocorre na região, sendo importante indicativo da capacidade estrutural da instituição para a investigação científica de diversas áreas”, ressalta a pró-reitora.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci