Taxistas de Catanduva passam por fiscalização obrigatória na sexta-feira
De acordo com a prefeitura, 55 profissionais estão regularizados atualmente na cidade
Foto: Reprodução/Google - Serviço de verificação do taxímetro precisa ser agendado via internet
Por Da Reportagem Local | 13 de julho, 2023

Os taxistas de Catanduva já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas das verificações obrigatórias feitas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo. A próxima está programada para sexta-feira, 14 de julho, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 15 horas, na avenida Benedito Zancaner, esquina com a Casa Branca, Jardim do Lago. De acordo com a prefeitura, a cidade tem 55 taxistas regularizados.

Os serviços de verificação precisam ser agendados na página virtual, tanto para "Verificação" como para "Outros Serviços", como, por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.

Além de agendar horário, os taxistas devem emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento da taxa. Sem a quitação, a verificação não será realizada. O condutor estará sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual.

Na data, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade; certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2022; e, como indicado, a GRU quitada.

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros serão realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP autorizadas para a execução das atividades neste ano. Os autuados por trafegar com o taxímetro irregular terão 10 dias para apresentar defesa ao órgão.

O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

FIQUE DE OLHO

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Tarifas de pedágio da Washington Luís terão reajuste em 1º de maio
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Governo de SP anuncia pacote de R$ 1,4 bilhões para o agronegócio
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários