
Mais de 200 pessoas confirmaram presença no Encontro de Pacientes Portadores de Doença de Parkinson, que será realizado durante o 4º Simpósio de Distúrbios do Movimento da Funfarme, nesta quinta, 1º de maio, das 8h às 18h30, no Centro de Convenções da Famerp, em Rio Preto. O encontro terá palestras sobre cuidados e qualidade vida voltadas para pacientes, familiares e cuidadores, além de relatos de superação que prometem inspirar e emocionar o público.
Transtornos do movimento são doenças que causam movimentos involuntários, as chamadas hipercinesias (coreia, tique, tremor, distonia e mioclonia, entre outras), e também doenças com sintomas rígidos acinéticos, sendo a doença de Parkinson uma das mais conhecidas.
O encontro faz parte do 4º Simpósio de Distúrbios do Movimento, que acontece de quinta a sábado, dias 1º, 2 e 3, com extensa programação. Mais de 150 profissionais de todo o Brasil estão inscritos para o evento, que celebra os 15 anos da primeira cirurgia para implante de marca-passo cerebral para o tratamento da Doença de Parkinson, realizada no Hospital de Base (HB).
O simpósio foi planejado para ser o maior evento do interior paulista sobre transtornos do movimento. A organização é do neurocirurgião Carlos Rocha, pioneiro no interior do Estado e à frente do serviço de neurocirurgia funcional do HB, e do neurologista Fábio de Nazaré, coordenador do Ambulatório de Transtornos do Movimento da Funfarme/Famerp.
DING-DONG
Na segunda-feira, 5, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto, retoma o projeto DingDown, iniciativa que oferece apoio e acolhimento a familiares de pessoas com Síndrome de Down. O encontro será das 11h às 12h30, no Pavilhão Mário Covas da Famerp, com a presença de equipe multidisciplinar do hospital, representantes da ONG Point Down e mães de pessoas com Síndrome de Down, fortalecendo a rede de apoio e troca de experiências.
Autor
