Sesi oferece curso gratuito para professores e gestores desenvolverem competências socioemocionais
São conteúdos, reflexões e práticas inspiradas na arte, mediação e metodologias inovadoras
FOTO: DIVULGAÇÃO - Curso é autoinstrucional, tem certificado e está disponível na plataforma do Futura
Por Da Reportagem Local | 16 de março, 2022

Educadores de todo o país podem realizar gratuitamente o curso online 'Mediação, Arte e Convivência – Cuidando de si e das relações para o retorno escolar presencial', desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e pelo Futura em parceria com o Sesi-SP.

Com carga horária total de 5 horas, a formação apoia professores e gestores escolares a desenvolverem as suas competências socioemocionais, para então trabalharem este conteúdo com os estudantes.

O curso é autoinstrucional, tem certificado e está disponível na plataforma do Futura. Seu conteúdo reúne temas como autoconhecimento; impactos da pandemia na educação; criatividade; conexão e cuidado consigo; curiosidade; práticas individuais e coletivizadas.

A formação foi pautada no contexto de retorno às aulas presenciais, considerando os desafios que profissionais da educação e estudantes têm enfrentado desde o início da pandemia.

“Além disso, fica cada vez mais evidente, principalmente depois da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que a escola precisa considerar o desenvolvimento integral dos sujeitos, incluindo, além da aprendizagem cognitiva, a socioemocional”, comenta Karen Aquini, especialista responsável pelo desenvolvimento do curso.

Para Karen, antes de pensar na formação dos jovens e crianças, é necessário que os próprios profissionais da educação tenham oportunidades de autodesenvolvimento socioemocional, e foi a partir dessa percepção que o curso foi estruturado.

O Sesi-SP, alinhado às instituições no objetivo de proporcionar educação de qualidade e para todos, colaborou com a construção do curso e fomenta sua realização por parte dos profissionais de educação de todo o país.

“Compreendemos que o curso promovido pelas instituições prepara de modo significativo os educadores para o retorno às aulas em 2022”, declara Daniela Berbel, Supervisora Técnico Educacional do Sesi-SP.

Apesar de a formação ter o objetivo de impactar principalmente os educadores, qualquer pessoa interessada no tema pode se matricular na plataforma de cursos do Futura.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 22 de fevereiro de 2025
Caminhão derruba poste e deixa quase 3 mil imóveis sem energia
Por Da Reportagem Local | 21 de fevereiro de 2025
Polícia Civil prende oito pessoas em megaoperação contra o tráfico
Por Da Reportagem Local | 21 de fevereiro de 2025
Unifipa é reconhecida pela ONU como instituição de impacto acadêmico