Sesc promove Dia do Desafio hoje com tema ‘Ocupar Espaços e Reunir Pessoas’
Catanduva terá programação especial na unidade do Sesc para mobilizar a população para a prática de atividade física
Fotos: DIVULGAÇÃO/SESC CATANDUVA - Serão três aulas abertas no Sesc Catanduva: Skate, Circuito de Habilidades e Escalada Boulder
Por Da Reportagem Local | 25 de maio, 2022
Após dois anos com uma programação com ênfase no formato on-line, o Dia do Desafio chega à sua 28ª edição nesta quarta-feira, 25 de maio, com a tradicional proposta de incentivar a prática de atividade física na população, desta vez convidando as pessoas para participar de forma presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. O DDD é uma Campanha global liderada pela Tafisa – The Association For International Sport for All, coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da Isca - International Sport and Culture Association - e da Unesco.  
 
Nesta edição, o projeto traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, propondo inúmeras oportunidades para que a população possa inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina. Desta vez, o evento não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo.
 
Para reforçar esse estímulo, ao longo do dia, as 40 unidades do Sesc no estado disponibilizarão para o público de todas as idades uma programação que reunirá atividades como vivências, apresentações, aulas, oficinas, bate-papos, dentre outras, incluindo também a participação, como convidados especiais, de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional.
 
“Em sua 28ª edição, o Dia do Desafio 2022 representa uma oportunidade para refletirmos sobre as experiências sem precedentes que vivemos nos últimos dois anos. Tão logo a pandemia se estabeleceu, fomos instados a elaborar alternativas para lidar com demandas emergenciais nos campos da saúde, da alimentação, das artes, do esporte, da educação, dentre outras atividades que integram a ação institucional do Sesc”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
 
Ele completa, destacando que “com o prolongamento da situação, esferas cotidianas como os encontros, os espaços de convívio e as interações sociais demandaram adequações que só se tornaram possíveis por meio do universo digital. Em tais plataformas, criamos e aprofundamos campos de vinculação humana, essenciais para o bem-estar e a troca de conhecimentos. O legado das edições anteriores da Campanha demonstra que a efetivação desse propósito é possível por meio da relação interpessoal, do aprendizado e da inclusão das pessoas, em sua pluralidade, nas diversas modalidades físico-esportivas - campo essencial da cultura”.
 
PANDEMIA
 
Dados recentes apontados pela Unesco mostram que, durante a pandemia, houve declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro número de impacto negativo do estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Dentro deste cenário preocupante, o Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão desses números. 
 
DIA DO DESAFIO 
 
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos em favor da adoção de um estilo de vida mais ativo.
 
O QUE VAI ROLAR NO SESC CATANDUVA
 
O Sesc oferecerá uma série de atividades gratuitas nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 14 horas. Serão três aulas abertas: Skate, Circuito de Habilidades com Altitude Escalada e Escalada Boulder com Altitude Escalada. Todas são para crianças a partir de 4 anos, terão 360 minutos de duração e voltarão a ser realizadas no dia 28, sábado, às 10 horas, na Quadra A.
 
Às 15 horas, o Sesc oferecerá vivência Surftinnes, com 300 minutos, no Conjunto Aquático. O aparelho tem design diferenciado, com pranchas desenvolvidas para mimetizar as sensações do esporte obtidas na água. A instabilidade proporcionada pelo sistema do equipamento gera um grau de dificuldade único na execução de cada exercício. Atividade para crianças a partir de 4 anos. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 29 de março de 2024
Catanduva faz primeiro jogo das quartas do Paulista no sábado
Por Stella Vicente | 29 de março de 2024
Smel/Bax Catanduva joga neste final de semana no Ginásio Anuar Pachá
Por Stella Vicente | 29 de março de 2024
Quase lanterna, Bax Catanduva perde por 98 a 45 para o Sesi Araraquara