
Duas atividades marcam o início da Semana Regional da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira, dia 19 de agosto. A iniciativa é da Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social, em conjunto com a Apae Catanduva, Apae Palmares Paulista e Associação Solidária Delta, e apoio da OAB Catanduva e Unifipa. A programação segue até a noite de sexta-feira, dia 22.
A primeira abordagem será “Recreação para a Pessoa com Deficiência”, no ginásio de esportes da Apae Palmares, nesta terça, da 8h30 às 12h. Depois, às 19h, na sala de eventos da Unifipa Catanduva, a temática será “O papel das Instituições de Ensino Superior no processo de inclusão da pessoa com deficiência”, com mesa-redonda composta por professores de diferentes áreas.
A próxima agenda será na quinta-feira, 21, às 8h, na Apae Catanduva, tendo como foco o tema “O valor da pessoa com deficiência e a força do trabalho multiprofissional”. A atividade será conduzida pela equipe da própria instituição. No mesmo local, às 10h, a advogada Adriana Ribeiro falará sobre “Meus Direitos – orientações sobre direitos da pessoa com deficiência.”
O encerramento da programação, na sexta-feira, será às 19h30, no Uchoa Clube, onde está sediada a Delta, abordando o tema “Inclusões se faz com ações e não com exceções.”
“Tudo começou com uma semana municipal em Catanduva e há 3 anos a Arcos assumiu a condução desse processo, junto com as organizações que trabalham com o tema, visando principalmente à reflexão da comunidade, à inserção das pessoas no tema, a compreensão de que é preciso avançar para a inclusão, eliminarmos discriminações e preconceitos”, expõe o presidente da Arcos, Nilton Marto Vieira da Cruz.
Ele frisa que a o evento é enriquecedor por buscar, através de palestras, dinâmicas e eventos, a sensibilização da sociedade. “Envolvendo as pessoas com deficiência, seus familiares, as nossas organizações e suas equipes técnicas e seus profissionais que atuam de forma brilhante nesse trabalho e a sociedade como um todo, refletindo sobre as políticas públicas que devem alcançar cada vez mais esse olhar para incluir as pessoas com deficiência cada vez mais na sociedade.”
Para o consultor em inclusão e acessibilidade, Francisco Rodrigues Neto, voluntário da Arcos e responsável pela organização do evento, a proposta é trazer à discussão assuntos ligados à pessoa com deficiência e envolver a comunidade da região nesse debate.
“A ideia é uma semana descentralizada, com temas e enfoques diferentes. A proposta é sempre abranger temas diferentes. Isso faz da Semana da Pessoa com Deficiência um evento importante para a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da inclusão social e da garantia dos direitos e do respeito à pessoa com deficiência”, pontua.
Entre as atividades do cronograma, ele destaca o evento que será realizado na Unifipa, nesta terça-feira, que é aberto a educadores e alunos de todas as instituições de ensino da região.
“Acho que vai ser uma discussão importante, uma vez que quando a gente fala de formação profissional, isso é muito importante para a inclusão. A gente entende que ainda existe uma grande carência de profissionais em todas as áreas que estejam habilitados para trabalhar a temática da pessoa com deficiência”, reforça.
Autor
