'Semana do Consumidor' é oportunidade para comprar itens necessários, diz especialista
Silvia Machado orienta focar no esforço em vez do preço e gerenciar as emoções
Foto: DIVULGAÇÃO - Especialista na área financeira orienta cautela na hora de criar nova despesa
Por Da Reportagem Local | 19 de março, 2022

Em comemoração ao Dia do Consumidor (15/03), temos no Brasil uma campanha realizada durante toda a semana que visa oferecer promoções, descontos de até 80% em muitos itens. Uma forma também de buscar alavancar vendas. Mas o cenário atual no Brasil e impactos dos acontecimentos mundiais mostram que as expectativas não são as melhores para compras. A população, receosa com a alta da inflação, tem buscado priorizar itens essenciais e deixado de lado compras que podem ser consideradas supérfluas.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, a perspectiva de crescimento do varejo no ano passou de 0,9% para 0,5%. E a Semana do Consumidor tem estimativas menores que em anos anteriores.

“Infelizmente essa expectativa do setor não surpreende, mas preocupa. Estamos desde o início do isolamento, em março de 2020, esperando o momento em que a economia vai voltar a aquecer e, para isso, precisamos de consumo. A cada momento novas e nada promissoras notícias aparecem, até guerra para piorar um ano que já começou com eleição e inflação já bastante elevada”, afirma a mentora financeira Silvia Machado.

Silvia reforça que a Semana do Consumidor proporciona boas possibilidades de compras, mas é preciso lembrar a cautela na hora de criar uma nova despesa. “Comprar algo só porque está barato, para perder espaço no armário ou de qualidade de ruim que logo terá de comprar novo, é melhor guardar seu dinheiro”.

A mentora financeira dá ainda outra dica. “Gastar mais do que deve, por mais que sejam coisas úteis, por mais que sejam coisas interessantes, mas ao final do mês perceber que ficou no vermelho, só por causa disso: Evite. Porque o ano está só começando e você não precisa estragar o seu orçamento de 2022 logo no início”.

Precisa aproveitar, tem itens necessários e essa é uma boa oportunidade? Silvia também orienta. “Antes de fazer as compras, faz uma lista. Procure aqueles itens que precisa. Pesquise. Não seja aquele consumidor que compra aquilo que vê primeiro e depois não consegue comprar o que seria necessário. A Semana do Consumidor tem boas oportunidades. Tem realmente ofertas que valem a pena e se fizer direitinho será uma boa semana para você”, comenta.

A mentora financeira, por fim, fala sobre os cuidados na hora da compra pela internet. “Comprou pela internet, cheque prazo, formas de troca e muita atenção: não clique em link recebido por e-mail. Na Black Friday, no Natal tivemos muitos golpes. Viu um link de uma loja conhecida com a oferta do produto que procura, não clica. Entra no site oficial e faça a compra, é muito mais seguro”, orienta.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Homem procura irmãs gêmeas e última pista obtida é em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Proprietário de supermercado doa ovos de Páscoa para pacientes do HCC