
Neste sábado, 22, a Prefeitura de Catanduva realiza mais uma grande ação para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os bairros atendidos serão a Vila Celso, Santa Helena, Jardim Irradiação, Jardim América, Jardim Soto e Jardim Paraíso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes vão percorrer a região para identificar e eliminar focos do mosquito. Serão realizadas inspeções, aplicação de larvicida e orientações aos moradores sobre a importância de evitar água parada.
Além disso, a força-tarefa será multisetorial, com liderança da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) e atuação da Vigilância Sanitária, secretarias de Obras e Serviços e Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes Comunitários de Saúde.
Esse formato de mobilização, envolvendo a EMCAa e diversos departamentos municipais, passou a ser adotado desde o início do mês. A atividade já foi realizada em três regiões da cidade, iniciando pelo entorno do Martani, depois no Flamingo e, recentemente, no Jardim Salles.
ATUALIZAÇÃO
A Secretaria de Saúde divulgou boletim atualizado dos casos de dengue no município. Até esta quarta-feira, 19, foram registrados 816 casos positivos e 1.498 casos em análise. Houve três mortes confirmadas e outros quatro óbitos estão em investigação.
A maioria dos casos, 262, foram confirmados no Distrito 4, composto por Jardim Salles, Vertoni, Del Rey, Santo Antônio, Theodoro Rosa Filho, Gavioli e Nova Catanduva. No Distrito 3, foram 215 casos positivos – Parque Glória, Lunardelli, Nosso Teto, Jardim Sales e Jardim Vertoni.
VACINAÇÃO
Atualmente, Catanduva conta com 892 doses da vacina contra a dengue em estoque. Nenhuma delas possui vencimento próximo, o que impede a ampliação do público-alvo, autorizado pelo Ministério da Saúde em municípios que tenham doses com validade de 1 ou 2 meses.
Dessa forma, a vacina contra a dengue segue sendo oferecida exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Programa Nacional de Imunizações. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Autor
