São Paulo lança Escola da Família 2.0 e abre novas inscrições para o Bolsa do Povo Educação
Programa vai priorizar regiões de maior vulnerabilidade e contratar estagiários
Foto: GOVERNO DE SÃO PAULO - Carga horária das atividades do responsável pelo aluno será de 4 horas diárias
Por Da Reportagem Local | 07 de abril, 2022
 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou o programa Escola da Família 2.0 e abriu inscrições para o Bolsa do Povo Educação - Ação Responsáveis. O evento reuniu diretores, dirigentes e profissionais da educação no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape). 

No novo formato, permanece a abertura das escolas aos finais de semana para integração com a comunidade e desenvolvimento de atividades ligadas aos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com esporte, cultura, saúde, trabalho e aprendizagem. Como novidade, o programa vai priorizar unidades em situação de maior vulnerabilidade, contratar estagiários de nível superior e médio para atividades operacionais e dar apoio a atividades na semana letiva. 

A contratação de estagiários do nível médio, estudantes da rede estadual, visa o combate à evasão escolar, a integração à comunidade escolar e dar oportunidade de trabalho a estes jovens. Além do apoio ao programa, estes estagiários poderão auxiliar a escola durante a semana letiva nas atividades de Projeto de Reforço e Recuperação, Centro de Línguas, Atividades Complementares Desportivas e Artísticas, Proatec, Sala de Leitura, Expansão da Carga Horária do Novo Ensino Médio, eventos da escola e outras atividades no turno/contraturno. 

Os participantes do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis também podem apoiar as atividades do programa aos finais de semana, desde que estejam dentro das 20 horas semanais acordadas. 

BOLSA DO POVO 

Criado em julho de 2021, o programa tem como principal objetivo auxiliar as famílias a superar os desafios educacionais e financeiros provocados pela pandemia e ampliar o envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando vínculos entre alunos, professores e servidores da Educação.  As novas inscrições podem ser feitas até 12 de abril. Estão previstas 2,5 mil novas contratações. 

A carga horária das atividades do responsável será de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais de trabalho, nas dependências da unidade escolar, que podem ser desempenhadas aos finais de semana, sem afetar a carga horária prevista. Os beneficiários vão realizar a busca ativa de alunos, bem como prestar apoio geral às atividades com educandos na unidade escolar. 

Para participar das novas inscrições é necessário: ser responsável legal pelo aluno da rede estadual; estar desempregado há pelo menos três meses; morar, preferencialmente, próximo à unidade escolar; ter idade entre 18 a 59 anos; e não estar com cadastro ativo no programa. 

COMO FAZER 

A inscrição pode ser feita pelo site https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/. Em seguida, os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação das documentações pelas Diretorias de Ensino. Os candidatos que integrarem a ação participarão, antes de iniciarem as atividades, de uma formação, a qual tem previsão de início em 25 de abril. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Prefeitura de Itajobi rebate denúncia de maus-tratos a animais
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
SP vai reconhecer resultados de escolas municipais na alfabetização
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo