Ruas traçadas na prancheta, a era dos trens e expansão econômica: Catanduva completa 104 anos
Trajetória é recuperada com auxílio dos professores Luiz Roberto Benatti e Sérgio Bolinelli
Foto: ARQUIVO/O REGIONAL - Cerradinho, Vila Adolpho e, finalmente, Catanduva, cidade tem no setor sucroalcooleiro a sua maior fonte de riquezas
Por Guilherme Gandini | 14 de abril, 2022
 
 

Ernesto Ramalho traçou no mapa o arruamento inicial da cidade em cima da mesa de trabalho, xícara de café ao lado dos papéis. A partir da Estação Ferroviária, morro acima, riscou o braço maior da cruz de Cristo - a Rua Brasil. Cem metros abaixo, riscou o braço menor: o antigo Parque das Américas: como são três, ele desenhou três seções ocupadas por imenso jardim. 

Os veículos subiam a rua Brasil, porque esse era o percurso lógico de uma cidade em crescimento, como a espinha dorsal da criança ao alongar-se rumo à adolescência. 

A rua fronteira à estrada de ferro ele chamou de Rio de Janeiro, capital da República por 60 anos. A paralela ascendente foi chamada de São Paulo, nosso Estado. Visionário, deu-se conta da expansão da futura cidade. Traçou-lhe as radiais: 7 de Setembro e 15 de Novembro. 

A República de 89 instalou-se em Catanduva em 1918 com Ramalho: 13 de Maio, 24 de Fevereiro, 21 de Abril, 3 de Maio. Civilista, brincou com linhas gregas, cruzamentos e entrecruzamentos, Estado e capital: Pará/Belém, Amazonas/Manaus, Rio Grande do Norte/Natal, Paraná/Curitiba, Santa Catarina/Florianópolis. Catanduva virou um Atlas sociopolítico de escala diminuída. 

O relato dos primeiros 20 anos do município é do professor Luiz Roberto Benatti, recuperado nos arquivos de O Regional, que traz ao final menção a expoentes do planejamento urbano. “Catanduva ergueu-se da prancheta pelas mãos de Ramalho. Ele desenhou nossa topografia urbana 60 anos antes de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, em Brasília”, salientou. 

FUNDAÇÃO 

Entre as diversas versões sobre a fundação de Catanduva, os historiadores destacam duas. Uma delas afirma que o povoado teria se iniciado quando uma família mineira chamada Figueiredo chegou ao local no final do século XIX, em torno de 1890, onde deu início à primeira lavoura e construiu a primeira casa de telhas no bairro São Francisco. Os Figueiredo teriam recebido as terras como herança da família Moreira, de nacionalidade portuguesa.  

O São Francisco, por sua vez, é apontado como o primeiro bairro, devido a sua proximidade com o Córrego Minguta, seguido pelo Higienópolis. Eram pontos considerados menos alagados, já que a área onde hoje se encontra o rio São Domingos era um pântano. Casebres de pau-a-pique ou de taipa cobertos de sapé abrigavam os primeiros moradores, os desbravadores. 

Outra versão sobre a fundação diz que a cidade teria sido fundada por Antônio Maximiano Rodrigues, mineiro de Conceição do Rio Verde, que teria adquirido terras da região por volta de 1890, fazendo, posteriormente, a doação de alqueires de sua propriedade para a paróquia de São Domingos. Existe ainda uma terceira versão, mais descartada pelos historiadores, que aponta Domingo Borges da Costa, conhecido como Minguta, como fundador. 

Pelas datas e nomes nada se resolve. Se de fato Figueiredo herdou as terras, não existem documentos que provem. Por outro lado, os únicos documentos existentes apontam Maximiano como o verdadeiro possuidor e fundador das terras, o que se confirma na transcrição feita em 18 de setembro de 1890 no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Jaboticabal, na qual Maximiano adquiriu, por escritura pública lavrada, 100 alqueires de terra na Fazenda Barra Grande, no termo daquela Comarca e onde hoje se situa Catanduva.  

Historicamente, sabe-se que Catanduva surgiu em meados dos anos 1850, em terras que pertenciam ao município de Araraquara e que, posteriormente, originaram Jaboticabal, Monte Alto e São José do Rio Preto, de onde viria a se desmembrar o município de Catanduva. 

Inicialmente Catanduva foi conhecida por Cerradinho, nome dado devido à localização do vilarejo, que se iniciou numa área de cerrado ralo. Depois, o arraial de Cerradinho foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Vila Adolpho, pela lei nº 1.188 de 16/12/1909, numa homenagem ao Coronel Adolfo, influente político da cidade de São José do Rio Preto, município ao qual a vila pertencia. Com a chegada da Estrada de Ferro em 1910 e o progresso da vila, foi criado o Município de Catanduva, pela lei nº 1564 de 14/11/1917, sendo que a instalação do mesmo ocorreu em 14 de abril de 1918, em solenidade realizada no Clube 7 de Setembro.  

ERA DOS TRENS E EXPANSÃO 

Com glebas de terra colocadas à venda, a preços considerados baixos, as fazendas foram se formando ao redor de Catanduva. Os casarões eram circundados por imensas plantações de café, que por muitos anos foi o principal produto da cidade. O progresso urbano, nesse início da história do município, foi extremamente rápido, prendendo-se ao desenvolvimento da fértil zona rural. O cultivo do café e a penetração ferroviária, junto à assistência médico-hospitalar e educacional que florescia, constituíram fatores decisivos para a evolução da área urbana. 

A ampliação da fronteira agrícola de Catanduva se deu após a chegada da Estrada de Ferro, em 1910. A partir daí, as terras agriculturáveis foram ocupadas pelo arroz, feijão, milho, pastagens e café. Aos poucos, os cafezais passaram a ser a cultura dominante na maioria das propriedades rurais, até a década de 1950, quando passaram a ser substituídos pelos laranjais e canaviais.  

No período de 1980 a 1990, a laranja viveu seu grande momento no município. Incentivados pela indústria de sucos, os agricultores tomaram coragem para substituir de vez os cafezais pela laranja. No entanto, no final da década de 90, o alto custo da produção e a baixa produtividade, além do “amarelinho”, praga que dizimou os pomares, tornaram inviável o cultivo da laranja.  

Paralelamente, o assédio dos produtores de açúcar e álcool, oferecendo vantagens irrecusáveis em troca do arrendamento de terras para o cultivo da cana-de-açúcar, reduziu ainda mais a área destinada à laranja. Assim, seguiu-se a expansão da cultura canavieira. A cana começou a ser cultivada em Catanduva na década de 50. Hoje, a Cidade Feitiço e Capital dos Ventiladores integra a 4ª maior região sucroalcooleira do Estado, sendo esta sua principal fonte de riquezas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio