Retrospectiva - Funcionários do Elias Nechar entram em greve; crimes são apurados na cidade
Ônibus da prefeitura foram furtados e operação contra pedofilia teve alvos locais; Catanduva celebrou Dia da Juventude com evento
Crédito: Divulgação - Operação internacional contra a pedofilia teve alvos em Catanduva
Por Stella Vicente | 28 de dezembro, 2023

Uma greve de professores e funcionários aconteceu no Elias Nechar em agosto deste ano. A instituição foi incluída no mapeamento das Etecs e Fatecs que aderiram ao movimento, que chegou a somar 132 unidades. A decisão da categoria levou em conta a situação que os profissionais da educação vinham enfrentando, os mesmos diziam buscar a valorização que merecem. A paralisação em Catanduva inicialmente foi parcial e as atividades na unidade seguiam normalmente a fim de não prejudicar os alunos, mas depois as aulas chegaram a ser suspensas.

Foi também em agosto que uma ação popular tentou barrar o aumento dos subsídios dos vereadores de Catanduva. Na ocasião, quatro advogados assinaram o processo que pedia a nulidade de decisões dos parlamentares, que votaram pelo aumento de R$ 7,9 mil para R$ 16,5 mil. Porém, o Ministério Público considerou o reajuste correto, contrapondo os argumentos dos cidadãos.

Outro caso que chamou a atenção foi a condenação de André Luís Coutinho, que matou com golpes de tesoura a sua namorada, a artista circense Kauany de Moraes, 32, no trailer que o casal dividia. O crime aconteceu em novembro de 2021, quando o Circo Encantado passou por Catanduva. Em júri popular, André foi condenado a 14 anos de prisão. O conselho de sentença aceitou a tese de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entretanto, criticou a não qualificação como feminicídio.

Ainda em agosto, dez ônibus escolares tiveram peças furtadas na calada da noite; oito nem puderam funcionar após o crime ser constatado às 6h30, impossibilitando vários alunos de comparecerem às aulas. A frota escolar ocupa grande área do complexo da antiga Ceagesp, ficando praticamente embaixo do viaduto Miguel Pachá, no mesmo local onde está a Guarda Civil Municipal (GCM).

Na área policial, operação internacional contra a pedofilia teve alvos em Catanduva. Em toda a região de Rio Preto, foram dez mandados, sendo cinco em Rio Preto, três em Catanduva e dois em Votuporanga. Três pessoas foram presas em flagrante: duas em Rio Preto e uma em Votuporanga.

ENTRETENIMENTO

Catanduva celebrou o Dia da Juventude com grande festa no Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema. Dentre as atrações estavam a feira educacional, apresentação da bateria do curso de Medicina da Fameca/Unifipa, a Bamuca - Banda Marcial Municipal, patinação, apresentações de dança, praça de alimentação solidária entre outros. O destaque ficou para o show da banda Inimigos da HP. Agosto também teve a tradicional Feira do Comércio, promovida pelo Sincomercio.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Esquadrilha da Fumaça se apresenta hoje no Recinto de Exposições
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Alunos da Fatec unem forças no ‘Conte Comigo’ em prol do projeto Butterflly
Por Da Reportagem Local | 05 de maio de 2024
Caminhada da Família do Colégio Catanduva é realizada neste domingo