A Diretoria de Ensino da Região de Catanduva confirmou ao jornal O Regional que, devido a problemas técnicos com as gráficas responsáveis pela impressão das provas, a aplicação do Saresp para as turmas dos anos iniciais foi adiada. Previsto para esta quarta-feira, 12, o exame foi reagendado para a terça-feira que vem, 19 de novembro, véspera do feriado nacional.
“Catanduva vai receber essas provas somente no dia 14. Então, sim, o calendário de prova foi reformulado para os anos iniciais. O 2º e 5º ano dos 15 municípios jurisdicionados a Catanduva farão a prova no dia 19”, explicou a dirigente de Ensino, Alessandra Queiroz Gomes.
Já o cronograma direcionado às turmas do 6º ao 9º ano, que realizarão provas no formato digital, foi mantido. “Então, no dia 18, começam as provas do Saresp para os anos finais, a partir do 6º ano”, indica a educadora. Conforme o calendário inicial, os testes vão prosseguir até o dia 28.
“Os municípios que aderiram ao Saresp também para os anos finais vão estar aplicando duas provas no dia 19. Eles vão aplicar a prova para o 2º e 5º anos impresso, e para o 6º ano a prova é digital”, complementa Alessandra.
A secretária de Educação de Catanduva, Cláudia Cosmo, confirmou o adiamento da prova impressa para as turmas dos anos iniciais e afirmou que as orientações foram dadas aos municípios durante live feita pelo secretário de Estado da Educação, Renato Feder.
Em Catanduva, participam do exame 5.510 estudantes de classes dos 2º e 5º (anos iniciais) e do 6º ao 9º (anos finais) do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual.
CONTEÚDO
Para os anos iniciais, o foco do Saresp é a avaliação dos conteúdos de língua portuguesa e matemática. Nesse caso, a prova será feita em uma única data – prevista para terça-feira, 19.
Para os anos finais, o exame inclui as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Os testes são feitos em duas datas para cada turma e vão se prolongar entre os dias 18 e 28 de novembro.
Autor