Projeto PartiuIF tem 40 vagas no Instituto Federal de Catanduva
Foto: Divulgação - Aulas serão no Instituto Federal de Catanduva de segunda, quarta e sexta-feira
Oportunidade é direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas
Por Da Reportagem Local | 13 de março, 2025

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou o edital nº 55/2025, que trata da seleção de estudantes para o Projeto PartiuIF: Curso Preparatório para o Ensino Médio Integrado do IFSP. Há 1.800 vagas distribuídas entre 33 campi da instituição, sendo 40 destinada para o campus de Catanduva, com aulas de segunda, quarta e sexta-feira, das 13h30 às 17h40.

Podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas. Os interessados devem se inscrever de 14 e 28 de março por meio de formulário eletrônico disponível no site ctd.ifsp.edu.br.

O PartiuIF visa não só oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, mas também recompor as habilidades e as competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os selecionados receberão mensalmente, a título de ajuda de custo, o valor de R$ 200. As aulas acontecerão ao longo do ano de 2025, de abril a dezembro, em locais, dias e horários definido pelo campus ao qual o candidato se inscreveu. O curso terá duração de 320 horas.

A seleção dos estudantes será em duas etapas: análise documental e sorteio eletrônico. Na etapa de análise documental, a partir dos documentos encaminhados no formulário de inscrição, serão verificadas a comprovação de escolaridade pública; as condições de vulnerabilidade social dos candidatos (renda, pertencimento, raça e condição de PcD) - para as vagas destinadas aos candidatos quilombolas, com renda familiar até um salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou Pessoa com Deficiência; a permissão dos responsáveis legais autorizando a participação do candidato do processo seletivo e posteriormente do projeto Partiu IF. 

Na etapa do sorteio, os candidatos considerados aptos na etapa de análise documental serão sorteados eletronicamente para preenchimento das vagas.

PARTIU IF 

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em colaboração com Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), ambas do Ministério da Educação, ofertará diversas turmas do Programa Partiu IF distribuídas no estado de São Paulo.

Serão oportunidades destinadas a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental vindos de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência. Os jovens terão aulas e atividades com conteúdos alinhados ao processo seletivo de cursos técnicos articulados ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 13 de agosto de 2025
TCE cobra dados sobre relação entre prefeitura e Mahatma
Por Guilherme Gandini | 13 de agosto de 2025
Rumo entrega primeira passarela do pacote anunciado no ano passado
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto de 2025
Catanduva é polo regional no projeto de saúde mental ‘Nós na Rede’