Primeiro emprego: especialista orienta o que colocar no currículo
Trata-se da principal forma de apresentação profissional, mesmo na primeira experiência
Foto: DIVULGAÇÃO - Especialista frisa que o que não pode faltar no currículo são dados reais
Por Da Reportagem Local | 26 de abril, 2022
 

Ao buscar pelo primeiro emprego, muitos candidatos ficam com dúvida de como tornar o currículo atrativo mesmo com pouca ou nenhuma experiência para poder se destacar. O mercado de trabalho é competitivo e para quem está começando é ainda mais desafiador.  

O currículo é a principal forma de apresentação profissional, mesmo para quem procura sua primeira experiência no mercado. Essa é a forma mais rápida e estratégica de se apresentar ao empregador e convencê-lo de que você é a pessoa certa para assumir aquela vaga.  

O especialista Amarildo Rodrigues, coordenador do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, diz o que chama a atenção: “A primeira impressão é a que fica e essa máxima também é válida para a análise de um currículo. Os recrutadores costumam triar e classificar, colocando em destaque aqueles que tenham uma boa apresentação e informações dispostas de maneira organizada e em ordem cronológica decrescente. Também chamam a atenção dos responsáveis a formação acadêmica, as experiências profissionais, caso tenha, e a síntese das qualificações, que devem ser colocadas em tópicos de maneira objetiva.”  

Um exemplo disso, segundo ele, é o campo “objetivo”, em que o candidato apresenta o que busca na oportunidade de trabalho.   

Além disso, determinados atributos poderão impactar positivamente: o segredo é saber expressar no papel todas as qualidades que sejam relevantes para o cargo e para o empregador.  

Amarildo ressalta que é preciso apresentar todo o seu potencial nessa hora. “Ao elaborar o primeiro currículo, o candidato, além da boa apresentação e informações, deve destacar as atividades escolares ou acadêmicas como, por exemplo, participação em feiras, seminários, congressos etc. Podem ser destacadas também ações de voluntariado que tenha participado.”  

Além dessas informações, oque não pode faltar no currículo são dados reais.“O candidato deve sempre inserir informações que sejam verdadeiras, pois essas serão verificadas e confrontadas no momento da entrevista”, reforça o especialista.   

Confira o que não faltar: Informações pessoais: nome completo, idade, estado civil, telefone, e-mail e endereço; Objetivo profissional: em apenas uma frase; Formação acadêmica e extracurricular: curso, local em que estudou ou estuda e o período cursado; Experiência com trabalhos voluntários: ação, atuação e período; Qualificações profissionais: características e conhecimentos que ajudarão na vaga pretendida; Certificações e hobbies: cursos e ações certificadas com nome e período; Referências: contato de pessoas que possam recomendá-lo. 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Feira do Livro Espírita mantém tradição e vende 1,2 mil exemplares
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Enfermagem dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promove Abril Laranja
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia