Prefeitura aproveita Finados e detalha obras em cemitérios
Foto: Arquivo/O Regional - Cemitério Nossa Senhora do Carmo vem recebendo melhorias estruturais
Intenção é construir novo velório, reformar o antigo, ampliar jazigos e transferir Funerária Municipal
Por Da Reportagem Local | 30 de outubro, 2025

A Prefeitura de Catanduva aproveitou a proximidade do Dia de Finados, celebrado no próximo domingo, 2 de novembro, e detalhou as obras que serão feitas nos cemitérios municipais, a partir da liberação de R$ 5 milhões pelo governo estadual. A verba foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas em visita recente à região e ainda não está liberada para o município.

Entre as novas ações está a construção de um novo velório no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso. O prédio será erguido do outro lado do atual, na rua Ourinhos, e contará com salas estruturadas para oferecer mais conforto e acolhimento às famílias.

O cemitério também será ampliado. A Prefeitura adquiriu área vizinha por meio de uma parceria que envolveu a cessão de outro terreno ao antigo proprietário. Com isso, o espaço do cemitério será expandido, aumentando a capacidade de acolhimento e serviços à comunidade.

Para completar, o velório da Vila Celso será reformado e adaptado para abrigar a nova sede da Funecat – Empresa Funerária Municipal, que atualmente funciona na rua Cuiabá. Já o imóvel onde hoje está instalada a Funecat será reformado para receber um refeitório destinado aos colaboradores do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, além de novas salas de apoio.

Nesse mesmo endereço, também está prevista a reforma do velório existente na rua Cuiabá, completando um amplo conjunto de melhorias nos dois cemitérios municipais.

EM ANDAMENTO

De acordo com a Prefeitura de Catanduva, nos últimos meses foram feitas diversas intervenções nos cemitérios municipais. Na Vila Celso, foi construído um novo refeitório para os funcionários, que antes não dispunham de local adequado para as refeições, além da recuperação do muro danificado após fortes chuvas. O local ainda teve melhorias internas.

No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, também vêm sendo executadas ações de manutenção e reformas estruturais, como pintura externa, pintura das guias internas, sinalização e cuidados com a arborização. Desde 2024, os dois locais são atendidos por 22 colaboradores dedicados de forma exclusiva aos serviços de zeladoria, para garantir limpeza e conservação.

Finados terá missa e horário ampliado

Os dois cemitérios municipais vão funcionar em horário ampliado no Dia de Finados, das 6h às 18h, para receber milhares de pessoas que visitam os espaços na data para prestar homenagens aos entes queridos. Segundo a Funecat, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo será celebrada missa às 8h, enquanto no Cemitério Nossa Senhora de Fátima haverá terço às 7h e missa às 8h. Para quem pretende limpar túmulos, o prazo para esse serviço termina na sexta-feira, dia 31.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 25 de fevereiro de 2026
Samu Regional recebeu mais de 1.370 ligações durante o Carnaval
Por Da Reportagem Local | 25 de fevereiro de 2026
Inscrições para Vestibular da Univesp continuam abertas em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de fevereiro de 2026
Feira da Empregabilidade da ACE é realizada hoje no Clube de Tênis