Prateleira Solidária e IFSP fazem noite de observação astronômica
Foto: Divulgação/IFSP - Atividade deve reunir 60 famílias e mais de 100 crianças para observar telescópios
Evento é gratuito, aberto a todos os interessados e será realizado amanhã, na sede da ONG, a partir das 19h
Por Da Reportagem Local | 03 de junho, 2025

Os projetos de extensão Astronomia Para Todos e Astronomia para Elas, desenvolvidos pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva, realizarão mais uma sessão de observação astronômica com auxílio de telescópio nesta quarta-feira, 4 de junho, das 19 às 21 horas.

Desta vez, a sessão será em parceria com a ONG Prateleira Solidária. O evento gratuito será na própria ONG, cuja sede fica localizada na av. Miguel Calil, 296, no Jardim Paraíso.

A fundadora da ONG, Andressa Oliveira, diz que os projetos em parceria com o Instituto Federal existem há 4 anos. “Eles realizam essas atividades e convidam nossas famílias a terem diversas oportunidades. Já impactamos juntos mais de 300 pessoas ao longo desses anos, muitos projetos de extensão de lá foram realizados com os alunos e professores da ONG”, aponta.

Para este evento, a previsão é a participação de 60 famílias e em torno de 110 crianças. “Mas toda a comunidade de Catanduva será bem-vinda”, convida Andressa. “O Instituto Federal realiza o Projeto Astronomia para Todos e dá a chance de muitas pessoas poderem ver o espaço com telescópio de última geração”, completa a voluntária.

O professor Guilherme Prata, professor de Física e coordenador do projeto, explica a proposta: “Nós montamos os telescópios e, com eles, conseguimos observar vários objetos presentes no céu noturno. É uma ótima oportunidade para conversar sobre astronomia e ciência, contemplar o céu e aprender um pouco mais sobre estrelas, aglomerados, nebulosas, galáxias e por aí vai.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 13 de agosto de 2025
TCE cobra dados sobre relação entre prefeitura e Mahatma
Por Guilherme Gandini | 13 de agosto de 2025
Rumo entrega primeira passarela do pacote anunciado no ano passado
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto de 2025
Catanduva é polo regional no projeto de saúde mental ‘Nós na Rede’