Pesquisador do IFSP conquista bolsa de doutorado na Suécia
Flávio Luiz dos Santos de Souza pretende desenvolver sistema de comunicação para veículos aéreos não tripulados
Foto: Arquivo Pessoal - Professor Flávio (sentado, no centro da foto) levou alunos do IFSP ao ITA em junho
Por Da Reportagem Local | 07 de agosto, 2024

O professor da área de informática Flávio Luiz dos Santos de Souza, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Catanduva, que atualmente realiza seu doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve seu projeto selecionado no edital MCTI-CNPq-CISB-Saab 37/2023 para um doutorado-sanduíche na Suécia.

O projeto de pesquisa de Souza, intitulado "Development of a Capability-Based Communication System for UAVs in Complex Environments" (Desenvolvimento de um Sistema de Comunicação Baseado em Capacidades para VANTs em Ambientes Complexos), visa desenvolver um sistema de comunicação resiliente para veículos aéreos não tripulados (VANTs), utilizando tecnologia de satélite. A pesquisa será realizada em colaboração com a Linköping University, na Suécia, em conjunto com a empresa sueca Saab AB.

A trajetória para essa seleção incluiu a avaliação do projeto por especialistas da área e o aceite de uma instituição de pesquisa sueca, além da manifestação de interesse e relevância da Saab. O projeto está no hype da área de comunicação e foi considerado de grande importância, relevância e inovação, não só pelo avanço tecnológico que representa, mas também pelo potencial impacto positivo nas áreas de segurança e defesa.

Souza destaca a importância do apoio recebido do IFSP e do ITA, e ressalta como a formação e a estrutura oferecidas pelas instituições foram essenciais para alcançar essa oportunidade: "Esse resultado valoriza não só meu trabalho, mas também o campus e os cursos da área, mostrando a capacidade dos nossos pesquisadores e professores, proporcionando maior qualidade do ensino."

Agora, o educador se prepara para iniciar sua temporada de 12 meses na Suécia, prevista para começar em março de 2025, onde dará continuidade à pesquisa com o suporte das instituições suecas. Ele espera que a experiência internacional traga conhecimentos e colaborações que beneficiem o IFSP e contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos