A Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Catanduva, prepara-se para celebrar a novena em honra de sua padroeira. A programação acontece de 13 a 21 de maio, nos finais de semana, em todos os horários de missas, de sábado às 15 e 19 horas, de domingo às 7, 9 e 19 horas; e durante os dias de semana, de segunda-feira a sexta-feira às 5h30 e 19h30.
O pároco responsável, Rosinei Pezzini, resume o que a vida de Santa Rita tem a dizer ao mundo de hoje. “Apesar de tantos feitos extraordinários ocorridos na vida de Santa Rita, não foram eles que a santificaram, mas que Rita se santificou pela admirável normalidade de sua existência cotidiana, como esposa e mãe, depois como viúva e, por fim, como religiosa”, diz.
Segundo o padre, a mensagem que a Santa transmite é de humildade e obediência. “Essas foram as vias pelas quais Rita caminhou para uma semelhança sempre mais perfeita ao Cristo. O estigma que brilha na sua testa é a autenticação da sua maturidade cristã”, declara.
A novena deste ano terá como tema de reflexão “Todas as coisas são possíveis por meio da oração”. No dia 12, às 19h30, a paróquia promove a Noite de Adoração “Restaura-me”, com o cantor e missionário Pierre Antônio, de Goiânia/GO. “Será uma noite de oração, de louvor, de bênçãos e de adoração, momento ímpar para agradecer a Deus as graças alcançadas pela intercessão de nossa padroeira. Todos estão convidados”, enfatiza o padre.
Na noite do dia 13, primeiro dia da novena, a partir das 20 horas, no Salão Paroquial, haverá a 1ª Noite de Quermesse. A festa acontecerá também nos dias 20 e 22 de maio. No Dia da Festa de Santa Rita, 22 de maio, haverá missas às 5h30, 15 horas e às 19h30 com Procissão Solene.
Padre Rosinei conta que a devoção a Santa Rita é simbolizada pela rosa e dirige um especial convite a todos os devotos de Santa Rita para participarem da novena, onde poderão levar para casa uma rosa abençoada. “Como já dizia São Paulo, ‘esforçai-vos para difundir em toda a parte ‘o bom perfume de Cristo’, mediante o anúncio coerente e vivido do Evangelho.”
Autor