Palmares Paulista conta agora com a Escolinha de Futebol Grêmio Novorizontino. Chamada de Polo de Captação Alcateia, o objetivo é captar jogadores para o clube de Novo Horizonte. Atualmente, são cerca de 40 polos em todo o Brasil. Em Palmares, são cerca de 110 jovens inscritos, com idades de 11 a 17 anos. As aulas começaram no dia 6 de junho, enquanto a inauguração oficial aconteceu no último domingo, 18.
O coordenador da escolinha em Palmares, José Arnaldo de Souza, conta que o projeto é a concretização de um plano da campanha do atual prefeito, Lucas Assunção. Dessa forma, com o início do mandato, em 2021, começou a busca do que seria necessário para efetivar a ideia.
“É um projeto da Secretaria de Esporte do Estado, chamado Chute Certo, onde é feito um convênio com uma empresa privada, que faz um aporte no projeto em troca de isenção fiscal. É a Lei de Incentivo ao Esporte. Logo, é feito um cadastramento na Secretaria de Esportes do Estado, depois tem que passar por uma série de avaliações até ser aprovado. Depois de aprovado, o prefeito foi atrás de captar recursos com a empresa privada para poder fazer o aporte ao projeto, que é onde entrou a Tietê Agroindustrial”, relata o coordenador.
Em seguida foi dado o próximo passo: a parceria com o Novorizontino, por meio do Polo Alcateia, uma espécie de franquia de escolinhas da equipe, cujo time principal disputa o Campeonato Brasileiro da Série B. Com o aporte financeiro feito pela empresa privada, a Alcateia Palmares Paulista é totalmente gratuita, tal qual todo o material que é oferecido como equipamentos de treino, uniformes, coletes e bolas.
Além disso, são quatro profissionais contratados dentro do projeto, sem custo para a Prefeitura de Palmares. São eles o coordenador José Arnaldo e os professores Carlos Seruti, Regian Ferraz e Mateus Aguiar. O prefeito ainda disponibilizou outro professor, por meio do Departamento de Esportes, a fim de atender às dezenas de jovens inscritos.
“Fizemos um evento muito bacana no último domingo, com homenagem para alguns atletas de Palmares, que passaram pela escolinha municipal, que hoje estão em categorias de base, disputando Campeonato Paulista por equipes profissionais. Demos uma medalha chamada ‘Prata da Casa’. Também homenageamos alguns profissionais de futebol que são de Palmares e já passaram também pela escolinha, com o troféu ‘Ouro da Casa'”, conta José Arnaldo.
Autor