Padre Osvaldo põe fim à concorrência pública e libera Recinto para realização do Rodeio
Festa deste ano está programada para junho; projeto de arena própria foi adiado
Foto: DIVULGAÇÃO - A volta ao Recinto de Exposições foi anunciada como uma das novidades, durante coletiva de imprensa do evento
Por Guilherme Gandini | 10 de abril, 2022
 

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) editou decreto para revogar trechos de norma anterior que trata sobre o regulamento para uso do Recinto de Exposições João Zancaner. Na prática, ele colocou fim à obrigatoriedade da realização de concorrência pública para uso do local, prática adotada em setembro de 2017, durante a gestão do ex-prefeito Afonso Macchione Neto. 

Ao final daquele ano, a Prefeitura abriu licitação para estabelecer a utilização do Recinto de Exposições para eventos de grande magnitude ao longo do exercício de 2018. De acordo com o edital, era prevista oferta mínima de R$ 564,80 por dia de ocupação e, havendo concorrência para o mesmo período, seria vencedora a proposta de maior valor global e, após, sorteio. 

Revertendo essa situação, um dos trechos revogado por Padre Osvaldo dizia exatamente que “o calendário de utilização do Recinto de Exposições para eventos de grande magnitude, como feiras, rodeios e afins, será definido mediante concorrência pública, conforme edital a ser publicado no ano anterior”, voltando a valer os pedidos feitos por protocolo. 

Outro parágrafo excluído foi de que os eventos que não demandassem concorrência pública, quando as datas pretendidas fossem concorrentes, seriam analisados seguindo a ordem cronológica dos protocolos, considerando os dias de utilização do recinto. Também caiu a proibição da terceirização da cessão e o uso em prazo que exceda 25 dias consecutivos. 

Com as mudanças feitas por Padre Osvaldo, o espaço público fica livre para a realização do Catanduva Rodeo Festival, um dos principais eventos do município e que chegou a ser realizado em outros locais nos anos anteriores à pandemia, devido às regras de uso do recinto adotadas por Macchione – sob a justificativa de que a licitação seria uma exigência do Judiciário. 

Em 2018, o rodeio foi realizado no Residencial Horizon, na marginal da rodovia Washington Luís. No local, porém, foi preciso implantar a estrutura partindo do zero. No ano seguinte, o Clube de Rodeio Os Bravos, responsável pelo evento, chegou a anunciar o local que seria o definitivo, às margens da rodovia Com. Pedro Monteleone, ao final da avenida Leonor Abdo Jorge.  

Nos dois anos seguintes, 2020 e 2021, o evento foi suspenso devido à pandemia. Em 2022, o Catanduva Rodeo Festival será realizado em junho. Na coletiva de imprensa do evento, a volta ao Recinto de Exposições foi anunciada como uma das novidades, que teria sido pautada por dois motivos: a redução dos investimentos e os pedidos do público. 

“Após esse período sem eventos, optamos por realizar o evento novamente no Recinto de Exposições, uma vez que teremos menos investimentos, pois o recinto já possui uma parte de infraestrutura, e também atendendo aos pedidos do público, devido à melhor localização e acessibilidade”, afirmou o vice-prefeito e presidente de honra do clube de rodeio, Claúdio Romagnolli. Ele confirmou à reportagem que o projeto da arena própria foi apenas adiado. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Câmara aprova projeto que reduz taxa de esgoto; vereadores comemoram
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Poupatempo fecha no feriado, mas funciona sábado
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Justiça concede medida protetiva a estudante após denúncia de racismo e agressões