A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano.
No período, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados.
Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes.
Segurança em brinquedos; dispenser de GNV; fios, cabos e cordões flexíveis elétricos; peixe glaciado embalado, balanças e bombas medidoras de combustíveis também estão nos destaques do ranking.
Produto têxtil, radares, metro e trena, colchoes e colchonetes de espuma, extintores de incêndio, e oficinas permissionárias de instrumentos, entre outros, foram denunciados, no entanto, não foram reprovados.
O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Os contatos são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.
No mesmo período em 2021, de janeiro a junho, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 623 atendimentos com grau de satisfação da população de 100%.
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