Ter alimentação saudável e balanceada pode ser um desafio para muitos, mas os benefícios fazem valer o esforço. Em curto prazo, é possível aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e concentração, promover um sono melhor e fortalecer o sistema imunológico.
Para alcançar essa meta, a nutricionista Thamires Baldini, que atua na Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, pontua que aumentar a ingestão de frutas e vegetais e diminuir o consumo de açúcar podem ajudar de forma significativa.
Ela indica fazer smoothies com frutas frescas, bananas, morangos, maçãs ou mangas, adicionando iogurte natural e também saladas criativas combinando vegetais e frutas, como fatias de maçã, abacaxi ou morangos para dar um toque doce, usando molhos leves e saborosos para realçar o sabor.
Thamires ainda destaca que consumir muito açúcar pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. “Substitua refrigerantes e sucos açucarados por água, chá ou água com sabor natural de frutas. Opte por frutas frescas, no lugar de doces e sobremesas processadas”, instrui a nutricionista.
Ela diz ser possível controlar os desejos por alimentos não saudáveis e comer de forma mais consciente, desde que se identifique os gatilhos emocionais ou situações que desencadeiam essa necessidade. “Procure estratégias alternativas para lidar com esses gatilhos, como por exemplo praticar exercícios físicos. Mantenha alimentos saudáveis e nutritivos ao alcance das mãos para facilitar escolhas saudáveis quando os desejos surgirem.”
Autor