
A Secretaria de Saúde de Catanduva registrou queda consistente nas notificações e confirmações de dengue nas últimas semanas. Para o setor, a tendência de desaceleração é reflexo direto da soma de esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, tendo como base os mutirões semanais nos bairros, nebulização em áreas críticas e implantação de armadilhas de mosquito.
“A análise dos dados semanais mostra um cenário ainda mais claro: desde o pico de notificações na semana 9 (de 16 a 22 de fevereiro), com 737 casos, os números vêm caindo progressivamente, chegando a 238 notificações na semana 17. Os casos confirmados seguiram a mesma tendência de redução, passando de 473 para apenas 5, com zero confirmações na semana 18. Também houve queda expressiva nos atendimentos por suspeita de dengue nas unidades de saúde. O gráfico revela uma desaceleração evidente na curva da doença”, índica.
A Saúde ressalta que os dados das semanas 16 e 17, entre os dias 6 e 19 de abril, ainda estão em consolidação. “Novas notificações continuam sendo registradas e os números podem sofrer alterações nos próximos dias. O mesmo vale para os casos positivos a partir da semana 11, que ainda estão sendo atualizados conforme os resultados dos exames”, complementa.
Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira, 7, desde o início do ano Catanduva soma 4.796 casos positivos de dengue, com 1.021 casos em análise. Foram confirmados sete óbitos e outros dois estão em investigação. O sorotipo 3 continua predominando na cidade e a maioria dos casos permanece no chamado Distrito 4, com 1.256 confirmações, englobando as áreas das unidades de saúde da UBS Central, Jardim Del Rey, Gavioli, Santo Antônio e Theodoro Rosa Filho.
NOVO ADL
Nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) divulgada nesta quarta, 7, apontou redução do índice de 3,1 (em janeiro) para 1,7 no final de abril. O levantamento é feito com base em visitas a 3 mil imóveis e revela queda significativa na presença de larvas do mosquito transmissor dentro das residências.
FORÇA-TAREFA
Neste sábado, dia 10 de maio, a força-tarefa contra a dengue atuará nos bairros Parque Iracema, San Remo e Dahma. A concentração das equipes será às 7h30.
Autor
