Número de alunos matriculados na rede pública fica estável na cidade
Foto: Prefeitura de Catanduva - Catanduva registrou aumento do número de alunos no ensino integral
Resultado do Censo Escolar mostra que são cerca de 14,5 mil estudantes em atividade
Por Guilherme Gandini | 27 de abril, 2025

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, neste mês, os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2024, que apresenta informações sobre as escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos da educação básica. No país, houve queda do número de matrículas.

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Regional, em Catanduva o número de alunos matriculados na rede pública ficou praticamente estável entre os anos de 2023 e 2024, mas houve leve redução de cerca de 1%. A quantidade baixou de 14.607 para 14.440 de um ano para o outro, ou seja, são 167 alunos a menos nas redes municipal e estadual de ensino.

Comparando todos os períodos, houve aumento significativo no número de crianças no ensino integral oferecidos pelas creches: passou de 1.759 para 1.857, em alta de 5,5%, enquanto no horário parcial houve queda de 271 para 266. Já na pré-escola, o ensino parcial passou de 402 para 409 alunos matriculados, ao passo que o ensino integral permaneceu com 1.314.

O mesmo processo pode ser conferido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A quantidade de alunos no ensino parcial caiu de 3.382 para 2.865 (15,2%), enquanto os da jornada integral aumentaram de 827 para 1.158 (40%). No Ensino Médio, também houve essa transição. No ensino parcial, redução de 2.236 para 2.183 (2,3%); no integral, alta de 681 para 760 (11,6%).

BRASIL

O Censo Escolar de 2024 registrou 78,1 mil creches em funcionamento no Brasil. Esse atendimento foi afetado pela pandemia, de forma relevante, entre 2020 e 2021, com recuo de 6,4% nas matrículas. No entanto, entre 2021 e 2024, verificou-se recuperação, nas redes privada e pública, com crescimento de 36,2% e 16,8%, respectivamente - cenário que consolida valores superiores ao período pré-pandemia. 

Para atingir a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2025, o Brasil precisa sair das atuais 4,2 milhões para cerca de 5,4 milhões de matrículas. A estimativa leva em conta, além do Censo Escolar, a população de até três anos apurada no último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PNE prospecta 50% dessa população matriculada até 2025. 

Em 2024, foram contabilizados 2,4 milhões de professores e 163.987 diretores na educação básica. Quem exerce cargo de direção, em sua maioria, tem formação superior (91,5%) e é mulher (80,6%).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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