Quem comprar um Big Mac no McDia Feliz, que acontece hoje, dia 27 de agosto, vai ajudar a tornar mais leve o tratamento contra o câncer de dezenas de crianças que tratam essa doença no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, uma das 50 instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atua na promoção da saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e seus familiares.
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) utilizará os recursos arrecadados com a campanha deste ano para a estruturação de uma quimioteca, um ambiente de tratamento humanizado para as crianças com câncer, onde elas vão poder brincar e interagir umas com as outras ao mesmo tempo em que recebem o tratamento.
A pequena Helena Ferreira Bertellini, de 2 anos e meio, faz tratamento contra uma leucemia há quase três meses e passa vários dias no HCM recebendo quimioterapia. “Descobrimos a leucemia por meio de exames de rotina, ela não tinha sintoma nenhum. Atualmente, não há um espaço onde as crianças possam interagir. Ter uma sala onde Helena possa brincar com outras crianças seria melhor”, diz a mãe da pequena, a dona de casa Amanda Troiani Ferreira Bertellini.
Em 2021, o HCM recebeu mais de R$ 168 mil da ação, valor que foi importante para manutenção dos atendimentos do SUS e foi empregado na compra de um aparelho de ultrassonografia portátil, para o diagnóstico e tratamento do câncer de crianças e adolescentes.
O projeto da quimioteca contempla poltronas confortáveis onde as crianças possam receber a quimioterapia, com lugar para acomodar tablet e celular e uma mesa para refeições ou brincadeiras. Também haverá outras opções, como televisão, videogame e uma mesa ao centro da sala, com várias cadeiras para as crianças brincarem juntas.
Autor