Liga Catanduvense retoma Campeonato Amador depois de oito anos
Edição marcará comemorações dos 70 anos da entidade, em fevereiro do ano que vem, e tem apoio da Federação Paulista
Foto: Divulgação/LCF - Jogos devem começar em fevereiro e serão no Conjunto Esportivo Anuar Pachá
Por Guilherme Gandini | 23 de novembro, 2023

A Liga Catanduvense de Futebol (LCF) está com inscrições abertas para o Campeonato Amador de Futebol de 2024, que marcará as comemorações dos 70 anos da entidade – trata-se da segunda liga mais antiga do Estado de São Paulo. A última edição do torneio foi realizada em 2016. As equipes interessadas em participar devem garantir suas vagas até o dia 22 de dezembro.

“Todas as equipes amadoras receberam o convite especial para preparar sua documentação. A edição de 2024 será realizada com a supervisão da Federação Paulista de Futebol, organizada pela Liga Catanduvense. Vamos propor aos clubes no congresso técnico a criação da série A e série B do Campeonato Amador Municipal”, explica Reginaldo Garisto, presidente da LCF.

Caso a proposta da liga seja aprovada, na edição seguinte subirão quatro e descerão quatro times de uma divisão para a outra. “Vai ser uma inovação para o futebol armador, tendo em vista que a última edição que realizamos de competição de futebol armador foi no ano 2016 e, de lá pra cá, a gente fez uma profunda reestruturação na Liga Catanduvense”, pontua o gestor.

Nesse período, segundo Garisto, foram realizados apenas torneios de futsal, minicampo e a Copa 1º de Maio. “Para 2024 nós estamos preparados, organizados e estamos nos organizando ainda mais para realizar a edição do campeonato amador. Vai ser uma honra, vai ser um prazer essa retomada do futebol armador de Catanduva com algumas inovações.”

Garisto diz estar ciente das dificuldades enfrentadas pelos times amadores e dos desafios que terá pela frente na organização do evento, mas se diz confiante. A ideia é, se tudo correr bem, que o campeão do Campeonato Amador Municipal seja indicado pela Liga Catanduvense para a disputa do amador estadual, junto às demais 35 ligas filiadas à Federação Paulista de Futebol.

Também há a intenção de indicar o vice-campeão do torneio local para compor a Seleção Estadual de Ligas Municipais. “Os atletas já estão se mobilizando, os dirigentes amadores já estão se mobilizando e as inscrições vão até dia 22 de dezembro, às 17 horas”, reforça o presidente, confirmando a parceria com a Associação Catanduvense de Árbitros de Futebol (Acaf).

INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA

A inscrição para os clubes amadores é feita mediante à doação de um quilo de alimento não perecível por jogador. O montante arrecadado será destinado ao Fundo Social. Cada clube deverá preencher o registro de 18 atletas da categoria amador, com apresentação de cópia do RG ou CNH, mais foto 3x4. Os inscritos receberão cartões de atletas emitidos pela Federação Paulista.

Os jogos devem começar na primeira quinzena de fevereiro e serão nos campos do Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema. Haverá troféus e medalhas para o campeão, vice e terceiro colocado, além de diplomas e premiação em dinheiro a ser definida no congresso técnico. A Liga Catanduvense fica na rua Rebouças, bem ao lado da Secretaria de Esportes.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
Catanduva enfrenta lanterna Matonense pelo Paulistão nesta quarta
Por Stella Vicente | 27 de fevereiro de 2024
Catanduva supera o União São João e chega a 18 pontos no Paulistão A3
Por Da Reportagem Local | 27 de fevereiro de 2024
Novorizontino bate o Água Santa e segue na liderança do grupo no Paulistão