Karateca de Pindorama conquista 3º lugar em torneio internacional
A faixa preta Livia Dominici, patrocinada pela Indústrias Colombo, competiu na categoria menos 50 kg
Fotos: Arquivo Pessoal - Karateca Livia Dominici trouxe para casa dois troféus e uma medalha
Por Guilherme Gandini | 11 de setembro, 2024

A atleta Livia Dominici, de 25 anos, de Pindorama, foi convocada pela Federação Brasileira de Karatê (FBK) e representou o Brasil no “Open International Karaté de La Province de Liège”, na Bélgica. O campeonato internacional foi realizado nos dias 7 e 8 de setembro, na cidade de Liège. Trata-se da maior competição da Bélgica e uma das mais importantes da Europa.

Ela disputou a categoria menos 50kg de kumite senior e conquistou o 3º lugar, garantindo o troféu. Além disso, participou da categoria de kata por equipe, junto com as outras duas atletas da seleção brasileira. O trio garantiu o título, trazendo para casa mais um troféu e uma medalha.

“Participar desse campeonato foi o maior desafio que já enfrentei na minha carreira de atleta de karatê. Eu já sabia que enfrentaria atletas de alto nível, mas ainda assim foi uma experiência que superou minhas expectativas. Todos os atletas de todas as categorias são excelentes, e ter um adversário assim te inspira e te faz querer crescer cada vez mais”, conta Livia.

No mês passado, ao ser convocada, a atleta se mostrava apreensiva com a busca por apoio financeiro para fazer a viagem, já que a FBK não oferece suporte aos atletas. A solução veio a partir de patrocínio firmado pela Indústrias Colombo, com a marca exibida em seu quimono, que possibilitou que a jovem representasse o país no exterior.

Livia iniciou no karatê aos 10 anos de idade, quando conheceu o esporte por meio de um amigo, que já praticava karatê e a chamou para treinar. Algumas semanas depois, Marcelo Schutze, o sensei percebeu a habilidade da nova aluna e chamou os pais – Valdir e Elizabete – para uma conversa, pedindo para incentivarem a filha no esporte, pois já percebia o enorme potencial.

Aos 15 anos, Livia iniciou nas competições e já nos primeiros campeonatos conquistou medalhas no karatê na categoria de Kumite (luta/combate). Desde então, a atleta acumulou mais de 30 medalhas em competições da FBK, de Federações Estaduais e em competições universitárias. Em 2023, Livia foi campeã paulista e brasileira na categoria adulto, faixa roxa a preta, até 58kg.

Hoje, aos 25 anos, Livia é faixa preta pela Academia Schutze, na cidade de Santa Adélia, e técnica da Federação de Karatê Paulista (FKP). Ela treina no Pindorama Clube duas vezes na semana, além de treinos extras organizados pelo sensei Marcelo Schutze na cidade de Santa Adélia, principalmente, em datas próximas às competições. Ela ainda faz corrida e caminhada.

Além de atleta, Livia é engenheira física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e já atuou na área trabalhando para a Embraer, terceira maior fabricante de jatos do mundo.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Mestre Lincoln: legado que inspira o judô e a sociedade catanduvense
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Novorizontino inicia revitalização do gramado e melhorias no Jorjão
Por Da Reportagem Local | 29 de novembro de 2024
Atletas de Catanduva conquistam o pódio no Mundial de Jiu-Jitsu