Janeiro Branco é uma campanha anual dedicada à conscientização sobre saúde mental, com o objetivo de estimular o cuidado com a mente. Este mês alerta a população sobre os impactos que as doenças mentais têm na vida das pessoas e a importância de procurar ajuda profissional.
Com o tema deste ano, “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha busca engajar indivíduos, famílias, empresas e instituições em ações concretas que promovam a valorização do estado de bem-estar vivido pelo indivíduo.
O mês de janeiro é escolhido pela sua simbologia, tradicionalmente o mês marca o início de um novo ciclo, incentivando a renovação e o autocuidado e a cor branca representa o ‘’novo começo’’, uma página em branco onde se pode reescrever a própria história.
A psicóloga Fernanda Costa compartilha informações sobre essa campanha: “O início do ano pode afetar a saúde mental das pessoas por gerar ansiedade excessiva, o desejo de mudança e as expectativas devem ser gerenciados. É importante salientar que os novos começos podem acontecer todos os dias e não somente no começo do ano”, afirma.
Durante o ano, a saúde mental equilibrada é necessária para uma boa qualidade de vida. As recomendações da profissional são: ‘’Adotar hábitos que você consiga manter o ano todo, com disciplina e rotina, atividades físicas, agradecer os momentos bons da vida, hobbies, qualidade de sono, boa alimentação, tudo isso impacta na nossa mente’’.
Para ela, o cuidado mental tem que ser constante e não apenas em janeiro. “A preocupação com o nosso interno tem que ser diário, mas essa ênfase dado ao tema neste mês faz com que os profissionais, equipes de saúde e redes sociais se mobilizem mais, o que é extremamente importante para a população”, finaliza.
Autor