Itajobi promove reunião para definir diretrizes da Lei Orçamentária em 2024
Prefeito Sidiomar Ujaque, vereadores e equipe técnica da prefeitura participaram do encontro, que aconteceu na última segunda-feira
Crédito: Divulgação - Durante a audiência pública, foram levantadas todas as necessidades do município para serem incluídas no orçamento
Por Da Reportagem Local | 16 de abril, 2023

O prefeito de Itajobi, Sidiomar Ujaque, reuniu-se em audiência pública com os vereadores e a equipe técnica da prefeitura, na segunda-feira passada, para definição da Lei das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024.

Durante a atividade, foram levantadas todas as necessidades do município para serem incluídas no orçamento do próximo ano.

Segundo a administração, para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja planejamento orçamentário consistente, que estabeleça as prioridades da gestão como quanto gastar em saúde e em educação, se é preciso aumentar os investimentos em saneamento e de onde virá o dinheiro para que esse aumento seja possível, por exemplo.

A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Algumas das disposições da LDO são reajuste do salário do Servidor, investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura, demais gastos públicos, e ajustes nas cobranças de tributos.

Por meio da audiência pública, a administração municipal garante a transparência e a participação popular na gestão orçamentária do município.

FORMULÁRIO

A Prefeitura de Itajobi também disponibiliza o formulário eletrônico no site do município para obter sugestões nas diversas áreas que envolvem as despesas públicas. Os cidadãos devem acessar o site itajobi.sp.gov.br e clicar no banner referente ao formulário (LDO/2024) e apresentar suas sugestões, que serão analisadas e eventualmente enviadas para apreciação na Câmara Municipal.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Festa do Peão de Barretos eleva ocupação da rede hoteleira no interior
Por Da Reportagem Local | 21 de junho de 2024
‘Encantado’, espetáculo premiado de dança, é atração em Rio Preto neste sábado
Por Da Reportagem Local | 20 de junho de 2024
Gestores da Assistência Social de 47 municípios se reúnem em Rio Preto