Itajobi celebra 105 anos nesta quinta e prefeito exalta progresso
Paquinho afirma que data de hoje tem grande significado para todos e destaca investimentos em infraestrutura, educação, saúde e economia
Crédito: Prefeitura de Itajobi - Economia de Itajobi gira em torno principalmente da agricultura, com destaque para a limão
Por Stella Vicente | 04 de abril, 2024

Itajobi completa 105 anos de emancipação nesta quinta-feira, dia 4 de abril. A história da cidade teve início em 1884, quando Inácio Nantes da Costa e sua mulher oficializaram a doação de um pedaço de terra à Nossa Senhora Aparecida na fazenda Campo Alegre, tendo como objetivo formar um patrimônio em seu louvor.

Junto com outras famílias como a Ferreira de Toledo, Costa Ribeiro, Cardoso de Matos, Machado de Oliveira, Ribeiro Ferraz, Machado Magalhães, Tripeno e Sene, foi possível construir uma capela dedicada à Santa Padroeira.

Mais tarde, em 1904, novos moradores foram chegando ao local, dentre eles italianos, alemães e sírios, responsáveis por impulsionar a agricultura e o comércio.

Em agosto de 1906, o Distrito de Paz foi criado, mudando o nome de Campo Alegre das Pedras para “Itajubi”, que segundo relatos vem do tupi "itá-jubi", que significa "pedra preciosa".

Já a elevação a município aconteceu em outubro de 1918, abrangendo naquela época também os territórios que hoje são de Urupês, Vila Roberto e Marapoama. A grafia do somente foi alterada para Itajobi por meio do decreto-lei estadual nº 9.073, de 31 de março de 1938.

DIAS ATUAIS

A economia de Itajobi gira em torno principalmente da agricultura, produzindo laranja, cana-de-açúcar e sendo conhecida como a “Capital Mundial do Limão”, com destaque para a produção de lima ácida, o popular Limão Tahiti.

Atualmente, o prefeito do município é Sidiomar Ujaque, o Paquinho, que exalta a data de hoje como um dia de grande significado para todos os cidadãos.

“É com imensa satisfação que testemunhamos o progresso e as conquistas alcançadas ao longo desses anos. O aniversário de Itajobi não é apenas uma marca no calendário, mas sim um momento de reflexão sobre nossa jornada coletiva. Desde nossos primeiros passos até os dias de hoje, cada conquista, cada desafio superado, moldou a história de Itajobi e contribuiu para o que a cidade é hoje”, pontua Paquinho.

Para ele, é importante lembrar a importância do progresso contínuo com investimentos em infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento econômico, que têm sido fundamentais para promover o bem-estar da população e impulsionar o crescimento da cidade.

“Mas, mais do que isso, o aniversário de Itajobi é um lembrete da força e da resiliência de nossa comunidade. É um momento para celebrar nossas raízes e nossas tradições. Que este aniversário nos inspire a continuar trabalhando juntos, buscando sempre um futuro melhor para todos os habitantes de Itajobi. Que possamos honrar o legado daqueles que vieram antes de nós e construir um amanhã ainda mais próspero e promissor”, projeta o prefeito.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 24 de julho de 2024
Festa do Peão de Tabapuã começa hoje com montarias e grandes shows
Por Da Reportagem Local | 19 de julho de 2024
Queima do Alho de Santa Adélia arrecada R$ 70 mil para o HCC
Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Urupês sedia evento com exposições, palestras e almoço para produtores rurais