Ipem-SP realiza verificação de radar Washington Luís, em Catanduva
Objetivo é verificar se a leitura dos equipamentos está em conformidade com a velocidade permitida na via
Foto: Divulgação/Ipem-SP - Verificação é realizadas por viatura oficial dotada de medidor de velocidade de alta precisão
Por Da Reportagem Local | 03 de março, 2023

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta sexta-feira, 3 de março, às 9h30, no radar instalado na rodovia Washington Luís, a SP 310, km 385, em Catanduva.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto de São José do Rio Preto. Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares nos 645 municípios do Estado de São Paulo.

COMO É FEITO

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado. Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os obtidos pelo Ipem-SP.

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE): servicos.rbmlq.gov.br.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 21 de novembro de 2024
César Hércules é eleito presidente da OAB com 63% dos votos
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Polícia Ambiental sai à caça de infratores na piracema
Por Guilherme Gandini | 21 de novembro de 2024
Defesa Civil e Cocam usam faixas e panfletos para divulgar simulado