Ipem-SP realiza verificação de radar na Washington Luís em Catanduva
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública
Foto: Divulgação/Ipem-SP - Verificação metrológica feita pelos fiscais no radar leva de 20 minutos até uma hora
Por Da Reportagem Local | 18 de maio, 2023

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, fará verificação metrológica nesta quinta-feira, 18 de maio, às 9 horas, no radar instalado na rodovia Washington Luís, km 385, em Catanduva, em ponto situado a 384 km da capital.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP da regional de Rio Preto e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a fabricante é autuada e notificada a corrigir o erro e o equipamento interditado. Para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade.

COMO É FEITO

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão. Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Feira do Livro Espírita mantém tradição e vende 1,2 mil exemplares
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Enfermagem dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promove Abril Laranja
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia