Igreja evangélica de Catanduva promove campanha de prevenção ao suicídio
Evento contou com entrega de lembranças, distribuição de bexigas amarelas e panfletos, além da exposição de faixas e cartazes
Crédito: Divulgação - Igreja Aliança com Deus promoveu a ação pela primeira vez ainda em 2019
Por Stella Vicente | 27 de setembro, 2023

A Igreja Evangélica Pentecostal Aliança com Deus promoveu no último sábado, dia 23, uma ação alusiva ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. O evento é marcado por diversas iniciativas, como a entrega de centenas de lembranças, distribuição de bexigas amarelas e também de panfletos, além da exposição de faixas e cartazes com mensagens inspiradoras.

Segundo os organizadores, a Igreja promoveu a ação pela primeira vez ainda em 2019, quando despertaram a necessidade urgente de sensibilizar a sociedade sobre o tema, tendo em vista que a cidade de Catanduva tem um alto índice para o número de suicídios. Porém, devido à pandemia de Covid-19, foram impedidos de retomar a iniciativa nos anos seguintes, algo que aconteceu somente neste ano.

Wellington Alves das Neves, que está no setor de Evangelismo e Mídia da Igreja, afirma que o propósito da ação do último sábado foi levar conscientização sobre o Setembro Amarelo e a saúde mental, assim como da empatia e amor entre as pessoas. O foco, segundo ele, foram as pessoas que, às vezes, estão passando por momentos difíceis nesta questão porque existe um preconceito sobre se conversar, se abrir e falar sobre o que está acontecendo no íntimo de cada pessoa.

“No evento a gente conseguiu, através de algumas ações, como distribuição de panfletos, lembrancinhas, bexigas, algumas faixas e cartazes posicionados em pontos estratégicos na rua Brasil, conscientizar e mostrar para aquelas pessoas que estão passando por momentos de dificuldade na questão mental que elas podem buscar ajuda e sentir que não estão sozinhas”, aponta.

Em números, a campanha do Setembro Amarelo da Aliança com Deus previu a entrega de 800 lembranças, símbolos do compromisso em fazer cada indivíduo se sentir valorizado; 300 bexigas amarelas para serem entregues às crianças, visto que elas são o futuro, logo é necessário educá-las desde cedo sobre a importância da empatia e da escuta ativa; 2,5 mil panfletos com mensagens sobre o mês e a necessidade de buscar ajuda, já que informação é poder; e, por fim, faixas e cartazes espalhando mensagens inspiradoras, buscando alcançar corações e mentes, reforçando que ninguém está sozinho nessa jornada.

O resultado deixou os organizadores e demais participantes da ação felizes, pois, de fato, conseguiram levar esta mensagem de apoio aos que estiveram no local.

“A gente viu que pessoas depois postaram nas redes sociais falando sobre a surpresa de ter sido abordado e ter tido essa experiência. Esperamos que as pessoas possam ter sido ainda mais impactadas nesse sentido para que elas possam buscar ajuda e, assim, ter uma mudança realmente na sua mentalidade e ser feliz”, destaca.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci