Iase Santa Adélia faz palestra gratuita sobre saúde mental e equilíbrio hoje
Abordagem será feita pela psicóloga Alaídes Franco, a partir das 9 horas
Por Myllayne Lima | 05 de março, 2022

A Instituição de Assistência Social Ezequiel – Iase, de Santa Adélia, vai promover duas palestras com a psicóloga Alaídes Franco neste sábado, dia 5. O evento terá início às 9 horas, com participação aberta e gratuita para toda a comunidade.

Ao Jornal O Regional, a palestrante antecipou que serão abordados os temas 'A Importância do Cuidado com a Saúde Mental' e 'Mulheres em Busca do Equilíbrio'.

“A saúde mental vem sendo negligenciada por carregarmos a crença de que apenas a saúde física é que importa, por mais que tenhamos acesso todos os dias a tragédias que a falta do cuidado emocional traz para a vida. Visto que isso impacta diretamente na qualidade de vida do ser humano, como seu raciocínio, emoções, comportamento e também na maneira como se relaciona com os outros”, comenta a profissional.

Segundo ela, devido a esses e muitos outros motivos que a Iase traz, mais uma vez, palestra visando à propagação de práticas sadias, “bem como a importância de cuidar de si como um todo.”

A especialista frisa que a iniciativa será em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. “Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, vamos falar sobre as dificuldades que a mulher ainda enfrenta na complexidade de enfrentar tantos papéis, o bem-estar físico e mental, das oscilações de humor a problemas mais sérios como depressão.”

De acordo com Gilson Soares de Carvalho, vice-presidente da Iase, a instituição tem como objetivo oferecer gratuitamente atividades para a população.

“Fundada em 2 de dezembro de 1995 e adquirindo personalidade jurídica em 21 de outubro de 1997, a Instituição de Assistência Social Ezequiel oferece de forma gratuita às pessoas de baixa renda de Santa Adélia atividades na área da cultura, assistência social, esporte, lazer, recreação, saúde e educação.”

Ele destaca que a entidade oferece aulas de dança, alimentação e curso e doação de kits para gestantes. “A instituição desenvolve o projeto Mostrando Caminhos com oficinas de dança livre, jazz, dança contemporânea, danças urbanas/hip hop e break, capoeira, desenho, artesanato. Também há o projeto Meio Ambiente, com ações de solidariedade e cidadania. O Iase possui Refeitório Assistencial Vovó Isaura com segurança alimentar para todas as faixas etárias e Cantinho Fraterno com curso para gestantes, doação de kit, além de doação de roupas e calçados do brechó”, detalha.

Gilson Carvalho salienta que a instituição atende mais de 100 crianças. “Hoje atendemos cerca de 120 alunos entre crianças e adolescentes, no contraturno escolar, nas oficinais culturais. Já no projeto Refeitório Assistencial, que funciona há mais de 20 anos ininterruptos, servimos aos domingos uma média de 120 marmitas prontas. Esse trabalho é desenvolvido por meio de voluntariado. São 11 equipes de voluntários que executam a tarefa.”

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento