Cada paciente que passa pelo Hospital Unimed São Domingos (HUSD) conta agora com um Prontuário 100% digital. A implantação do prontuário eletrônico e assinatura digital são medidas essenciais do projeto piloto “Pronto Atendimento Sem Papel” que está em andamento na unidade hospitalar de Catanduva.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da holding Unimed Catanduva, Fábio Marçaro, o projeto em conjunto com o setor de Qualidade Hospitalar tem por principal objetivo a redução mensal de impressões de folhas de papel. Iniciado em novembro, o projeto busca reduzir a média de impressões em 80 mil, até abril deste ano.
Antes mesmo da implantação da assinatura digital, a unidade chegou a contabilizar somente em janeiro do ano passado 340 mil impressões. Em 12 meses também foi possível observar uma redução gradativa e significativa. Nos setes primeiros meses do ano passado foram impressas quase 2 toneladas de folhas de papel.
Com a implantação do Prontuário eletrônico e assinatura digital, a soma dos últimos cinco meses do ano, resultou numa queda para 800 mil impressões, uma média de 160 mil folhas mês.
A assinatura digital implantada em julho de 2022 utiliza o Certificado Digital em nuvem Bird ID e permitiu a entrega de um modelo híbrido de assinaturas para os médicos e para toda equipe de Enfermagem.
Com os investimentos na área digital, o hospital adequou a qualidade, ampliou a segurança das informações, além de colaborar com a sustentabilidade. Foi possível eliminar a necessidade da assinatura física e carimbo dos profissionais, evitando os riscos de perda de dados.
Autor