Hospital São Lourenço retoma cesáreas após mais de 12 anos
Foto: Luís Fernando da Silva/Prefeitura de Urupês - Ezequiel, uma das crianças nascidas nas cesáreas realizadas no sábado
Três procedimentos foram realizados no sábado em Urupês; último havia ocorrido em março de 2013
Por Da Reportagem Local | 26 de agosto, 2025

No sábado, 23 de agosto, o Hospital São Lourenço retomou a realização de partos por cesárea em Urupês. Três procedimentos foram realizados no primeiro dia, com o nascimento de dois meninos e uma menina: Levi, Ezequiel e Sophia. Todos foram gratuitos, pelo SUS.

O último parto por cesárea no local havia ocorrido em março de 2013. Desde a desativação do centro cirúrgico, nascimentos do SUS eram encaminhados aos hospitais de Catanduva.

Com a reativação do centro cirúrgico em abril de 2025 e a estruturação de equipe especializada, com cirurgiões, ginecologista-obstetra, anestesista, pediatra, enfermeiros e auxiliares, a expectativa é realizar de seis a oito cesáreas por mês, conforme demanda.

O atendimento é destinado a gestantes de baixo risco e casos mais complexos continuam a ser encaminhados às unidades de referência.

Além dos partos, o hospital também iniciará a realização de procedimentos cirúrgicos ginecológicos. Entre eles estão histerectomia (retirada do útero), correções de alterações na bexiga, laqueadura e reversão de laqueadura, dentre outros.

A medida integra a estratégia municipal de ampliar procedimentos de baixa e média complexidade, reduzir deslocamentos e agilizar filas de espera.

O protocolo prevê ações de humanização desde o pré-natal, incluindo cursos para gestantes e entrega de enxovais confeccionados em projeto de arteterapia. No parto, adota contato pele a pele imediato e estímulo à amamentação na primeira hora de vida, conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e diretrizes nacionais.

A pediatra Dra. Beatriz Gouveia realiza consultas pré-natais com as gestantes para orientações e vínculo prévio. O objetivo é organizar o cuidado do recém-nascido desde o nascimento e alinhar condutas com as famílias.

Após cada nascimento em Urupês, as famílias recebem um quadro com a “árvore da vida”, produzido a partir do carimbo da placenta da mãe: uma verdadeira obra de arte, que tem caráter simbólico, associado à ideia de raízes e continuidade da vida.

Atualmente, cerca de 78 gestantes são acompanhadas pelo Departamento Municipal de Saúde em atividades de orientação, consultas e exames.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP