Hospital São Domingos investe em tecnologia para aprimorar serviços de limpeza
Programas inovadores disparam alarme à equipe de limpeza e higienização
Foto: Unimed Catanduva - HUSD substituiu carros funcionais visando à eficiência da equipe de limpeza
Por Da Reportagem Local | 12 de janeiro, 2024

No cenário em constante evolução da área da saúde, o Hospital Unimed São Domingos (HUSD) tem se destacado ao investir significativamente em tecnologia de ponta para aprimorar seus serviços de limpeza e, consequentemente, elevar os padrões de segurança para seus pacientes.

Iniciado em janeiro de 2024, os programas Helper e Contap foram adotados para otimizar o gerenciamento e monitoramento dos serviços de limpeza nas dependências do hospital. Integradas ao programa de gerenciamento Orazon, essas ferramentas visam garantir não apenas a eficiência, mas também a prevenção de infecções hospitalares.

O Helper, dispositivo instalado nos banheiros, permite que qualquer pessoa acione alerta à equipe de limpeza sobre a necessidade de intervenção imediata. Esse sistema garante resposta rápida e eficaz às demandas dos pacientes, proporcionando ambiente mais limpo e seguro.

Já o Contap atua como contador de fluxo de pessoas instalado nos batentes das portas. Ao atingir o limite predefinido de 25 pessoas, o sistema emite alerta à liderança, assegurando a eficácia no controle de aglomerações e contribuindo para a prevenção de possíveis riscos à saúde.

Ambas as tecnologias foram inicialmente instaladas em alguns banheiros e têm planos de expansão para abranger todo o ambiente hospitalar.

Além dos programas de gerenciamento, o HUSD também busca aprimorar a eficiência da equipe de limpeza com a substituição dos carros funcionais. A solicitação de troca foi motivada pelo comprometimento em adquirir os melhores equipamentos, mais modernos, a fim de minimizar os impactos na saúde e segurança do paciente.

Heloisa Lopes, gerente de Hotelaria do HUSD, destaca a importância desses investimentos. "O Hospital Unimed São Domingos, junto à SPSP, vem investindo em programas de alta tecnologia para minimizar os riscos de infecções hospitalares, causados por microrganismos presentes no ambiente. A prevenção aliada às técnicas de limpeza garante mais segurança aos pacientes."

Com esses avanços tecnológicos, o HUSD reforça seu compromisso em proporcionar ambiente hospitalar mais seguro e eficiente. A utilização dessas ferramentas não apenas aprimora a qualidade dos serviços de limpeza, mas também demonstra abordagem proativa na prevenção de potenciais riscos à saúde.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade