O Hospital Padre Albino iniciou o cronograma das Rondas de Humanização, iniciativa que visa fortalecer a qualidade do atendimento prestado aos pacientes por meio de práticas que colocam o ser humano no centro dos cuidados. A primeira ronda aconteceu no dia 29 de agosto nos setores da Maternidade e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN).
O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), responsável pela iniciativa, apresentou os projetos em andamento, destacando o papel fundamental dos colaboradores na execução dessas práticas. "Entre os projetos em destaque na Maternidade, temos a Assistência Humanizada ao Trabalho de Parto, o Banho de Ofurô e o Mamãe Coruja", explicou Gabrielle de Carvalho, profissional de enfermagem e integrante do GTH. "Esses projetos são desenhados para oferecer às pacientes experiência mais acolhedora e respeitosa, como no caso do parto humanizado na banheira, onde a mãe pode ter o ambiente mais confortável e menos estressante."
A psicóloga do HPA, Vitória Betussi, reforçou que as rondas de humanização já eram realizadas anteriormente, mas foram recentemente reestruturadas para trazer mais dinamismo e destacar o protagonismo dos colaboradores. "Estamos focando em oferecer o atendimento que realmente considere as necessidades e desejos dos pacientes. Isso é fundamental para que eles se sintam ouvidos e respeitados, o que, por sua vez, pode contribuir para o período de internação mais curto e menos traumático", concluiu Vitória.
Durante a ronda também foi abordado o movimento "O que importa para você?", que incentiva diálogos significativos entre profissionais de saúde e pacientes, promovendo o cuidado centrado nos anseios individuais de cada paciente.
Autor