Hospitais da FPA participam da elaboração do Plano de Humanização
Foto: Divulgação/FPA - Participantes receberam orientações e realizaram dinâmica integrativa
Encontro discutiu estratégias para a construção do documento que norteia ações para cuidado integral aos pacientes
Por Da Reportagem Local | 27 de fevereiro, 2025

Lideranças dos hospitais da Fundação Padre Albino participaram da oficina de apoio à elaboração do Plano Institucional de Humanização 2025 realizada no último dia 21 de fevereiro, no Departamento Regional de Saúde (DRS XV) de São José do Rio Preto. O evento foi conduzido pela articuladora de humanização do DRS XV, Lucinéia Lacerda de Oliveira Santos, que orientou os representantes dos serviços de saúde sobre as diretrizes da Política Estadual de Humanização.

Na pauta do encontro discutiu-se estratégias para a construção do documento essencial, que norteia ações que visam a melhoria do atendimento e do cuidado integral aos pacientes. Além das orientações, os participantes realizaram dinâmica integrativa para auxiliar no preenchimento do instrumento, garantindo a compreensão mais aprofundada sobre a aplicação das diretrizes e dispositivos da política.

A assistente social e coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Emílio Carlos e de Câncer de Catanduva, Amanda Patrícia Paulino, a coordenadora de Ouvidoria e Humanização, Maristela Neves, e a gerente da Qualidade dos hospitais, Adriani Izabel de Souza Moraes, representaram a FPA.

A articuladora do DRS XV, Lucinéia Lacerda, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições de saúde para garantir atendimento mais humanizado e eficiente: "A humanização na saúde não é apenas conceito, mas prática necessária para assegurar cuidado integral e acolhedor aos pacientes. Trabalhar em rede fortalece as ações e amplia o impacto positivo nos serviços prestados em nossa área de cobertura."

Maristela Neves reforçou o compromisso da Fundação com a humanização no atendimento hospitalar: "Nossos hospitais, por meio das áreas integrantes da Qualidade, têm como prática rotineira o planejamento e a execução de ações de humanização para a melhoria contínua da assistência, garantindo ambiente acolhedor e eficiente para pacientes, familiares e profissionais da saúde. Para isso, nossa participação ativa nesses eventos regionais ajuda a disseminar essas práticas”, ressalta.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de setembro de 2025
Tribunal de Contas aprova balancete da Funerária Municipal do ano 2023
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Inscrições da Corrida Kids Solidária do Fundo Social terminam na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Paróquia São Francisco de Assis terá tríduo em honra ao padroeiro