Governo estadual oferece cursos gratuitos de educação fiscal
Cursos oferecidos são "Ética e Cidadania Fiscal" e "Orçamento Público, Controle Social e Cidadania", na modalidade EAD e sem tutoria
Crédito: Divulgação - Os dois cursos são ofertados na modalidade à distância (EAD), de forma gratuita e autoinstrucional
Por Da Reportagem Local | 27 de março, 2024

A Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), órgão da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), disponibiliza dois cursos de educação fiscal gratuitos e à distância (EAD) para interessados no assunto, como servidores, agentes públicos, professores e a população em geral. As turmas terão início em abril e oferecem certificado de participação.

Ao cidadão que quer entender a importância de acompanhar e fiscalizar as ações do Estado (controle social) para que possa exercer ativamente a cidadania fiscal, é indicado o curso “Ética e Cidadania Fiscal”. As aulas serão realizadas entre 1º de abril e 9 de maio, com duração total de 80 horas.

Não há um público-alvo específico, ou seja, qualquer pessoa interessada na temática pode participar. Os temas abordados são Convite à cidadania fiscal (módulo 1); Ética, Democracia e Cidadania (módulo 2); Como o Estado obtém recursos para a sua manutenção? (módulo 3); e Orçamento Público, Controle, Transparência e Participação Social (módulo 4).

Já para quem deseja obter as principais informações sobre o orçamento público, a sua aplicabilidade para uma correta gestão pública e de quais maneiras os cidadãos podem atuar no controle social das ações do governo, a indicação é o curso ”Orçamento Público, Controle Social e Cidadania”.

Com duração de 1º a 30 de abril, a turma possui 40 horas divididas em três módulos: Estado e Sociedade no Brasil; Orçamento Público; e Controle Social e Transparência.

Os dois cursos são ofertados na modalidade à distância (EAD), de forma gratuita e autoinstrucional (sem tutoria). Para emissão do certificado de participação é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento. As inscrições podem ser feitas até 28 de março no site https://www.fazenda.sp.gov.br/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório