Fundação Padre Albino conquista Selo Doar Gestão e Transparência
Instituto Doar avalia e certifica a qualidade e transparência das organizações filantrópicas
Foto: Comunicação/FPA - FPA é a primeira e única instituição em Catanduva com essa certificação
Por Da Reportagem Local | 29 de outubro, 2023

A Fundação Padre Albino conquistou o conceito A na certificação do Selo Doar em Padrões de Gestão e Transparência (PGT). Atestado pelo Instituto Doar, esse selo incentiva e legitima organizações da sociedade civil a prosseguirem com seus esforços filantrópicos, facilitando a tomada de decisão dos doadores.

A conquista desse certificado tem como critérios de avaliação a causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação, prestação de contas e transparência.

“Somos a primeira e única instituição em Catanduva com essa certificação e apenas 231 certificadas no Brasil. É reflexo do comprometimento dos gestores e colaboradores que fazem a FPA ser muito mais que uma instituição de assistência”, diz o diretor administrativo financeiro Heliton Wagner Benetelli.

Para a diretoria de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, receber o Selo Doar é uma forma de demonstrar a toda a comunidade a maturidade da gestão e o compromisso com a transparência. “A conquista do Selo Doar demonstra o avanço e o comprometimento com os recursos bem aplicados a favor da comunidade. Através das nossas unidades de saúde atendemos mais de 80% pelo SUS cerca de 320 mil pacientes de Catanduva e região; sem sua presença, o impacto negativo na saúde seria grande; e o Selo Doar traduz a confiabilidade nos recursos investidos”, destaca.

“O Selo Doar atesta todo o trabalho realizado com excelência, maestria e profissionalismo, provando que o legado deixado por Padre Albino continua vivo”, ressalta Cristiane Procópio de Oliveira, diretora de Educação da FPA.

Após 97 anos de existência, a Fundação Padre Albino atende milhares de pacientes nos hospitais Padre Albino, Emílio Carlos e de Câncer de Catanduva e emprega 2.582 colaboradores nas suas unidades de saúde, assistência e educação. Com a certificação, a FPA passa a fazer parte do grupo de instituições certificadas de forma independente por alcançar padrões de qualidade baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

“Essa certificação é mais um reconhecimento que consolida a Fundação como uma organização séria e responsável, cujo serviço só é possível graças ao apoio da sociedade, empresas e poder público", afirma Júlio Cesar Luiz, gerente de Captação de Recursos.

O SELO

O Selo PGT (Padrões em Gestão e Transparência) foi criado em 2013 e rapidamente apelidado pelo terceiro setor de ‘Selo Doar’. Foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais.

Da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos às práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais. Para saber mais acesse o site https://www.institutodoar.org.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Catanduva fecha trimestre com quase mil novos empregos
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Últimos dias para se inscrever no Vestibulinho da Etec Elias Nechar
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Olimpíada da Segurança do Paciente encerra mês de abril no AME Catanduva