Festival de Artes de Paraíso recebe artistas de toda a região
Aproximadamente 18 atrações participam do evento que acontece do dia 15 a 26 de agosto
Foto: DIVULGAÇÃO - Programação do Farpa conta com espetáculos teatrais e musicais
Por Stella Vicente | 10 de agosto, 2022
 

O Festival de Artes de Paraíso (Farpa) está marcado para acontecer do dia 15 a 26 de agosto de 2022. Esta é a terceira edição do evento que este ano volta a ser promovido de forma presencial.  

O Farpa faz parte das comemorações do aniversário da cidade de Paraíso, celebrado no dia 15 de agosto, e conta com uma programação cultural diversa para todos os públicos. Tem como objetivo democratizar o acesso da população a produtos culturais como teatro, literatura, música, performance, contação de histórias, danças entre outros.  

O festival foi contemplado pelo edital Tradição SP Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo. A programação deste ano tem aproximadamente 18 atrações de artistas da região e até mesmo de cidades próximas a São Paulo, como Hortolândia.  

Segundo Emídio Penariol, diretor de cultura de Paraíso, o evento agrega um valor cultural regional, já que é um dos poucos festivais atuantes na região, valorizando e fomentando a cultura local. Em 2022, os grupos participantes foram convidados, diferente do ano passado quando houve um chamamento para o festival, realizado de forma online por conta da pandemia.  

“Neste ano contamos com apoio e fomento do Tradição SP, edital que Paraíso foi um dos 100 municípios a ser contemplado para receber a quantia de 15 mil reais para contratação de apresentações que farão parte do festival”, explica o diretor.  

Dentre os eventos promovidos no festival estão o Cinema ao Ar Livre, lançamento de HQ e Sarau da Biblioteca. O festival é aberto para todos os públicos, gratuito e será realizado em diversos pontos da cidade como a Biblioteca Municipal, o Centro Multicultural Bruno Crepaldi, Praça da Matriz, Escolas Municipais e Estaduais, entre outros.  

“O Farpa está trazendo para Paraíso uma verdadeira ação de políticas públicas culturais, pois promove o fomento das artes e também traz para o município atrações únicas e diversas, possibilitando que a população se aproxime desses mecanismo culturais, que de certa forma auxilia na formação de público e também proporciona vivências que poderão favorecer de forma significante a vida de cada um, seja ele jovem, adulto ou idoso”, relata Emídio, que é um dos gestores da pasta de cultura mais jovens da região. 

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Urupês reduz número de larvas de dengue e alcança índice satisfatório
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Espetáculo leva informação sobre a dengue a alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação