Férias para o MEI: o que é preciso saber na hora de planejar a pausa
Especialista do Sebrae dá dicas para os profissionais que pretendem descansar, mas que estão preocupados com a gestão da empresa
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - Sebrae alerta que é preciso ficar atento se essa pausa para pegar a estrada não vai prejudicar as finanças do negócio
Por Da Reportagem Local | 26 de maio, 2022
Por mais que possa ter direito a contratar um funcionário, o Microempreendedor Individual (MEI) costuma ser o principal responsável pelo seu negócio. Por conta disso, muitos empreendedores têm dificuldade em se planejar para curtir as merecidas férias. No entanto, a pausa é necessária para todos os profissionais, benefício que independe do porte da empresa.
 
“Um momento de descanso é crucial para o sucesso do negócio, principalmente quando se trata dos MEI, que geralmente não contam com o apoio de colaboradores e tanto produzem quanto comercializam seus produtos, ou prestam diretamente o serviço”, explica o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.
 
Para tanto, o especialista do Sebrae recomenda que o MEI identifique quais períodos do seu negócio têm baixa demanda ao longo do ano. A partir disso, ele consegue planejar quando é o melhor período para fazer uma pausa e se organizar para sair de férias, sem causar uma frustração nas expectativas dos clientes.
 
Outro ponto em que é preciso ficar atento é se essa pausa não vai prejudicar as finanças do negócio. “Aconselho que o empreendedor tenha uma pequena reserva para esses dias de descanso. Porque quando você para, o empreendimento deixa de ter entradas. E é importante lembrar que, nas férias, pode haver uma intensificação das saídas de recursos financeiros”, lembra Enio Pinto.
 
Decisão tomada, é hora de avisar o cliente a data prevista das férias, para que ele não pense que o negócio está desativado ou acabou. “Com uma certa antecedência, comunique o período em que você vai paralisar as atividades e quando deve retomar ao atendimento. Deixe claro que é uma pausa curta para recarregar as energias, para atendê-lo ainda melhor na volta”, recomenda o gerente do Sebrae.
 
Todo empreendedor deve saber delegar as tarefas mesmo que seja um MEI ou tenha um pequeno negócio familiar, visto que, além das férias, imprevistos também podem acontecer, aconselha o gerente Enio Pinto. Se o microempreendedor individual não tiver alguém a quem possa repassar as suas atribuições, uma alternativa é criar um ambiente onde o cliente consiga enviar as suas demandas. Depois, ao retornar das férias, o empreendedor entra em contato para atendê-lo.
 
Uma outra dica é que o MEI atue em um segmento com o qual ele tenha afinidade para que o nível de estresse seja equilibrado. “É mais fácil lidar com um negócio quando você consegue ter prazer e trabalhar ao mesmo tempo. Alguém que transformou um hobby em negócio geralmente tem mais chances de sucesso, porque vai ter menos estresse na condução do seu empreendimento. Por exemplo, quem gosta de cozinhar e abre um restaurante. Ou alguém que gosta de treinar e opta por dar aulas de ginástica”, ressalta Enio Pinto.
 

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro 

Publicação também aborda direitos do consumidor durante a viagem 

Agência Brasil 

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram ontem, 25, uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso do transporte rodoviário para fazerem suas viagens. 

A publicação, uma nova edição da revista eletrônica Consumidor Turista, faz parte das atividades comemorativas dos 10 anos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

Intitulada Consumidor Turista – Viajando de Carro, esta edição se junta às três edições anteriores, todas voltadas ao transporte aéreo: uma sobre os direitos que devem ser observados antes da viagem, e as outras duas relativas aos direitos durante a viagem e durante a chegada ao destino.

De acordo com a Senacon, a cartilha lançada hoje apresenta informações que vão desde os melhores pontos turísticos brasileiros até onde encontrar uma oficina de confiança, principalmente nos trajetos de curta distância, uma tendência da retomada do consumo turístico.

“O objetivo é oferecer dicas e orientações que melhorem as relações de consumo no setor. Além de disponibilizar uma lista com números e contatos das rodovias federais sob concessão, a cartilha chega como um guia de bolso para os consumidores turistas”, explicou o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Anderson Torres, ao destacar a importância de os motoristas não dirigirem alcoolizados e de respeitarem os limites de velocidade e as sinalizações das vias.

Entre as dicas apresentadas na cartilha está a de fazer uma revisão no carro, em oficina mecânica de confiança, com especial atenção para pneus, freios e suspensão. Alerta também as documentações, tanto do veículo como do motorista, que devem estar sempre em dia.

“A publicação também se propõe a esclarecer dúvidas sobre diferenças e o que muda ao trafegar por rodovias federais e estaduais, além daquelas concedidas à iniciativa privada. Estas últimas contam, por exemplo, com serviços de combate a incêndios, apreensão de animais na pista, socorro médico e mecânico, como guincho, troca de pneus e atendimento a veículos acidentados”, detalhou a Senacon.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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